Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Coach Tarlis Santos explica a importância do Personal Trainer

Coach Tarlis Santos. - Imagem: Arquivo Pessoal
Coach Tarlis Santos. - Imagem: Arquivo Pessoal

Tarlis Santos Publicado em 31/08/2022, às 08h34


Ao escolher um personal trainer para te acompanhar, você poderá conseguir melhores resultados.

Praticar exercícios é algo que deveria fazer parte da vida de todo ser humano. Na rua, academiaou em casa, é inegável os benefícios que a atividade física traz para a saúde e para a autoestima.

No entanto, o que ainda resta dúvida é se treinar com um personal ou não realmente faz diferença. A busca por esse profissional cresceu muito desde os anos 90 por vários motivos. No início era por conta do status: só quem tinha dinheiro contratou um treinador pessoal.

Em poucos meses treinando com personal trainer, essas pessoas começaram a ter melhores resultados, tanto na saúde quanto na estética. Sendo assim, o que antes era apenas uma ostentação passou a ser uma espécie de investimento.

Quais são as vantagens de treinar com um personal Trainer? E o que você deve saber e considerar na hora de escolher esse profissional? 

“Regularidade”

Uma das maiores vantagens de ser ter um personal é que a chance de aumentar a sua frequênciano treino é maior, principalmente quando estamos falando a longo prazo. 

“Personalização”

Quando você contrata um personal trainer, ele irá fazer um treino totalmente personalizado focando nos seus objetivos, limitações e necessidades. Afinal, cada pessoa é única e reage de modo diferente.

“Motivação”

Seja através de frases motivacionais, como “Você consegue mais” ou “Parabéns, você está no caminho certo”, ou simplesmente te incentivando a não faltar no treino, outra vantagem de treinar com um personal é que ele te ajuda a se manter motivado.

“Segurança”

Quando estamos sob os olhos de um personal trainer, a chance de se machucar porque está executando o exercício errado é menor. Afinal, um bom profissional corrige a sua postura, auxilia na execução dos movimentos e não coloca uma sobrecarga muito alta, sempre respeitando o limite de cada cliente.

“Mais intensidade”

Não dá para negar que quando estamos com um personal treinamos de modo muito mais intenso e bem próximo dos nossos limites se comparamos quando estamos sozinhos. Inclusive aumentar a intensidade sozinho é algo perigoso, pois pode acabar levando a lesões.

“Variedade nos treinos”

Diferente de malhar sozinho, quando contratamos um personal a variedade de exercícios é muito maior. Isso é muito bom, porque não fica aquele treino chato e monótono.

A variedade nos exercícios ajuda muito quem está começando a se manter motivado, nos tira da rotina e faz com que o corpo precise estar sempre se adaptando, o que ajuda a potencializar os resultados.

Entende o porquê de estar fazendo aquilo

Não adianta apenas estar executando os exercícios sem saber o porquê está fazendo aquilo. Um bom profissional te ensina sobre fisiologia, anatomia, biomecânica, esforço, rendimento etc. Ele te explica o por que, como e quando fazer aquilo. Assim, você fica mais motivado, pois começa a compreender a necessidade de se esforçar e ser mais intenso.

Quando isso acontece, os seus treinos são mais eficientes e, como consequência, o resultado fica cada vez mais perto.

“Como escolher o profissional?”

1. Profissional habilitado

Não caia em conversas. Exija o registo no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Sem esse registro o profissional não pode atuar e inclusive se o fizer é ilegal.

2. Saúde gera os outros resultados

Prefira profissionais que se importam mais com a sua saúde, respeitando os seus limites e traçando objetivos reais e alcançáveis. Quando esse é o foco, a estética vem naturalmente.

3. Qualificação e estudos constantes

Um bom profissional não aceita ficar apenas com a sua graduação. Ele está sempre estudando e buscando se atualizar. Certifique-se de que o personal que está para contratar utilize técnicas atuais, mais modernas e eficientes.

4. Ensinar sobre e não apenas corrigir técnicas de movimentos

Uma das vantagens de ter um personal é justamente por ele te ensinar a razão de estar fazendo aquilo e daquela forma. Por isso, é importante observar se ele se preocupa não apenas em corrigir, mas em transmitir conhecimento.

5. Histórico profissional de respeito

Faça uma investigação sobre o histórico do profissional. Certifique-se que ele possui ética e trata os seus clientes com respeito. Isso lhe trará mais segurança e confiança na escolha. As redes sócias hoje em dia é o melhor caminho para realizar essa sondagem.

Em meu Instagram @tarlissantos te dou dicas e tiro dúvidas se você deseja um auxílio para buscar um bom profissional. Comentem lá nesta publicação.

Sobre o autor:

Tarlis Santos é atleta de fisiculturismo na modalidade Mens Physique, atual campeão da categoria Master. Formado em Educação física, com especialização em biomecânica, recuperação muscular e hipertrofia muscular. Pós-graduado em nutrição.

Instagram: @tarlissantos

Compartilhe  

últimas notícias