Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Uma São Paulo pan-americana?

Uma São Paulo pan-americana? - Imagem: Reprodução | Rafael Bello/COB
Uma São Paulo pan-americana? - Imagem: Reprodução | Rafael Bello/COB

por Flávio Perez

Publicado em 23/10/2023, às 06h01


Caros leitores do Diário de São Paulo. Hoje escrevo sobre a real possibilidade de São Paulo sediar a próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, evento que envolve todos os países da América e realizado de quatro em quatro anos, sempre antes dos Jogos Olímpicos.

Existe muita chance de que a capital paulista seja a sede do evento de 2027, substituindo Barranquilla, na Colômbia, anunciada até o momento como a cidade oficial dos Jogos Pan-Americanos.

Tem muita coisa envolvida para essa mudança, a começar pela vontade política daqui e a turbulência na terra cantada por Shakira em suas músicas mundo afora. O Brasil entrou na parada ao formalizar uma carta de intenção assinada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na qual a cidade se oferece para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

A apuração do GE indica que a colombiana Barranquilla foi escolhida como sede dos Jogos em 2027, mas não cumpriu com o pagamento de duas parcelas de 4 milhões de dólares para o comitê organizador. Pelos lados da Colômbia, uma eleição e seu resultado podem mudar o jogo a favor dos paulistas e a data limite para essa definição é dezembro.

São Paulo tem condições de sobra para realizar a competição como Centro Paralímpico, a Raia da USP, os clubes, o complexo do Ibirapuera, os estádios dos três grandes, o Pacaembue espaços na região metropolitana como Centro de Ginástica de São Caetano do Sul e o litoral para as regatas. Faz décadas que a comunidade esportiva paulista espera que o Pan volte para cá.

São Paulo foi a cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 1963. Esses jogos foram a quarta edição do evento multidesportivo pan-americano e ocorreram de 20 de abril a 7 de maio de 1963. Vale lembrar que na edição de 1975 dos Jogos Pan-Americanos, Santiago, no Chile, que hoje abriga as disputas, estava programada para sediar o evento, mas devido ao golpe militar de Augusto Pinochet tudo mudou.San Juan, Porto Rico, que já havia sido confirmada como a sede dos Jogos Pan-Americanos de 1979, foi consultada e não aceitou. São Paulo se prontificou, mas a cidade enfrentou um grave problema de saúde pública a partir de abril de 1971 com um surto de meningite meningocócica.

Voltando aos tempos atuais, os atletas brasileiros entram com a missão de terminar na segunda posição no quadro geral de medalhas, repetindo o feito de Lima 2019, nossa melhor participação.

Em Santiago 2023, o Brasil levou 620 atletas e deve conquistar mais de 180 medalhas, Sim isso mesmo sendo mais de 50 de ouro. A melhor campanha da história do Brasil teve em 2019 169 medalhas, incluindo 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes.

Compartilhe  

últimas notícias