Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Em cerimônia solene, colunista do Diário de S.Paulo recebe condecoração e é o mais novo Embaixador da Associação das Forças Internacionais de Paz da ONU

Em cerimônia solene, colunista do Diário de S.Paulo recebe condecoração e é o mais novo Embaixador da Associação das Forças Internacionais de Paz da ONU - Imagem: Acervo / A.D
Em cerimônia solene, colunista do Diário de S.Paulo recebe condecoração e é o mais novo Embaixador da Associação das Forças Internacionais de Paz da ONU - Imagem: Acervo / A.D

por Sérgio de Azevedo Redó

Publicado em 29/05/2024, às 09h00


Nesta segunda-feira, em uma cerimônia solene e elegante que aconteceu no Auditório Paulo Kobayashi, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), o apóstolo Agenor Duque recebeu o Título de Embaixador da Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU (ABFIP – Bil. Suez).

Depois de disputa acirrada e de vitória expressiva, Agenor Duque (MTB 0067866) vence as eleições e recebe a honraria que é concedida exclusivamente a cidadãos que se destaquem por seus esforços em benefício da sociedade dentro e fora do país.

O mais novo Embaixador da Paz da ABFIP tem sido incansável em sua dedicação a serviço de representar dignamente os ideais da instituição e, de forma notável, destaca-se em sua contribuição para o bem-estar social e a promoção da paz no Brasil e no exterior.

Agenor Duque não contabiliza esforços quando o que está em vista é a ajuda ao próximo. Em seu discurso durante a cerimônia, o apóstolo e jornalista agradeceu a seus apoiadores, àqueles que oraram e torceram por sua vitória neste pleito. Declarou, em caráter introdutório, que “Se a dor do próximo não te move, quem precisa de ajuda é você” e destacou a relevância dos trabalhos policial e pastoral, cujos ofícios afirmou serem muito mais que profissão, alcançando status de vocação.

O sr. Agenor atribuiu a Deus toda glória, honra e louvor por essa importante conquista.

No exercício de suas atividades pastoral e jornalística, o sr. Duque busca constante aprimoramento ministerial e profissional, tendo formações e vivências em diversas outras áreas, sendo Pedagogo e educador, pós-graduado em Jornalismo Político e graduado em Comunicação Social e Filosofia, além de haver alcançado graus elevados, como o de mestre em Teologia e Doctor in Theology of Communication and Christian Education, todos adquiridos de renomadas instituições de ensino nacionais e internacionais.

Além disso, suas contribuições incluem mais de 20 obras escritas, publicadas em português, inglês e espanhol, algumas delas, como é o caso da obra Batalha Espiritual, já na 5ª edição, e O mistério do Reino dos Céus, na 6ª edição; além de outras obras voltadas ao público masculino e a temáticas como conhecimento teológico, crescimento espiritual e casamento.

Dentre os convidados de honra do apóstolo, estavam sua esposa, a bispa Ingrid Duque ― que lhe prestou uma linda e emocionada homenagem, reconhecendo os feitos do marido e estendendo a ele votos de sucesso ―, e sua mãe, dona Maria Ivanise Duque Medeiros, que “era toda sorrisos” diante de mais essa conquista do filho.

Em seu breve discurso, a bispa Ingrid lembrou também a recém-divulgada informação do governo israelense confirmando a morte do brasileiro Michael Nisenbaum, sequestrado e mantido em cativeiro pelo grupo terrorista Hamas desde o fatídico 7 de outubro de 2023 quando esses terroristas, com violência e crueldade, espalharam o medo na Faixa de Gaza atacando, violentando, matando e sequestrando civis, dentre eles vários bebês e crianças. A bispa reafirmou seu amor e de muitos brasileiros por Israel e sua decepção com a forma como o caso foi tratado pelo atual Governo e o Ministério das Relações Exteriores, destacando que esperava das instâncias brasileiras competentes ações mais efetivas e assertivas em relação ao fato que poderia ter tido um desfecho completamente diferente.

Tendo em consideração seu alto grau de importância, a Solenidade de Outorga de Condecorações a Personalidades Militares, Civis e Eclesiásticas contou com a participação de figuras ilustres, dentre elas, o representante do Cônsul de Israel, sr. Rav Sany, o Exmo. Deputado Estadual Cap. PM Rafael Telhado e o Presidente da ABFIP – Bt Suez, o Dr. Walter Mello de Vargas, anfitriões do evento.

Compartilhe  

últimas notícias