Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Sonho ou ilusão?

Sonho ou ilusão? - Imagem: Reprodução | Freepik
Sonho ou ilusão? - Imagem: Reprodução | Freepik
Babi Hanones

por Babi Hanones

Publicado em 18/02/2024, às 08h50


Sabe aquele sonho que te faz questionar a realidade? Você já acordou com a certeza de estar sendo traído? Mesmo sem indícios no seu relacionamento, parece tão real o sonho sonhado que você acorda querendo interrogar quem está ao seu lado. Coitado dele nesse caso, que sem saber o motivo real, na melhor das hipóteses, acaba pedindo desculpa.

Já conheci um caso em que a pessoa acordou chorando e implorando para que o marido não fosse trabalhar, pois sentia a saída dele de casa como um possível abandono. Parece loucura?

Mas não, a nossa realidade interior e aqui incluo os sonhos como porta-voz desse mundo inconsciente, vivencia como verdade o conteúdo proposto pela nossa psique. Vemos os personagens como algo fora de nós e não como um aspecto da nossa consciência se expressando.

Nesse caso, a ferida da traição experimentada em algum momento da vida e não totalmente integrada, a faz negar e evitar sentir a dor novamente, bloqueando. Mas essa energia contida irá procurar um meio de ser vista e atualizada por nós para podermos voltar a nossa integridade e saúde mental.

De uma forma amorosa, do nosso centro interior somos avisados de que tem algo a ser reparado. Se não ouvimos os sinais, a situação pode ser reeditada e uma nova traição consumada. Nem sempre é só no âmbito amoroso, mas pode ser vivenciada como uma perda de emprego, uma doença. O ponto aqui é o sentimento de traição e não o fato em si. 

Nos sentimos traídos ao projetar algo que não aconteceu como gostaríamos, ao não sermos entendidos, acolhidos e, em última instância, a raiz da traição está quando nos negligenciamos. Quando nos deixamos ser levados pela vida, sem nos conhecermos de forma mais profunda, sem questionarmos se há algo mais a ser vivido e expressado por nós mesmos, traímos a nossa essência.

O autoconhecimento é a ferramenta propulsora dessa ascensão de si mesmo. Vamos nos tornando mais inteiros e donos do nosso jeito único de ser.

E, respondo, que ilusão é acreditar que o sonho não é ou não se tornará uma realidade possível.

"Sua visão se tornará clara somente quando você puder olhar para o seu próprio coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta." Carl Jung.

Gostou desse conteúdo? Me acompanhe nas redes sociais @babihanones

Compartilhe  

últimas notícias