Diário de São Paulo
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ENTREVISTA

Sneakerhead: Uma nova cultura urbana

A cultura ganhou força na década de 80 com o lançamento do tênis Air Jordan 1, da Nike

João Vitor Marucci Clemente. - Imagem: Divulgação / Acervo Pessoal
João Vitor Marucci Clemente. - Imagem: Divulgação / Acervo Pessoal
Marina Roveda

por Marina Roveda

Publicado em 17/02/2023, às 07h52


O entrevistado de hoje é João Vitor Marucci Clemente, um adolescente de 15 anos, empreendedor e idealizador do maior festival da cultura Sneaker da América Latina. O universo Sneaker começou em meados dos anos 60, nos Estados Unidos, Japão e Europa, com tênis de lançamentos especiais. Já nos anos 70, algumas marcas passaram a enviar pessoas influentes com tênis mais exclusivos.

Todavia, foi apenas no início dos anos 80 que realmente houve o ‘boom’ com o lançamento do tênis Air Jordan 1, uma collab da Nike com o astro do basquete Michael Jordan.

Dessa forma, convidamos o João Vitor para nos apresentar para esta nova tendência.

DSP: João, muito bem-vindo ao Diário de São Paulo. Como começou a Paixão por tênis e como surgiu o termo sneakerhead?

Bom pessoal, a minha paixão por tênis começou no ano de 2021 por muita influência do meu pai porque ele já colecionava, e como nós usamos o mesmo número de tênis, acabou que comecei a gostar dos modelos do Jordan com a Nike, e com isso virou um caminho sem volta. O termo sneakerhead para mim e o significado de uma pessoa que entende muito sobre o universo Sneaker porque afinal esse universo não é só sobre Sneaker e sim sobre moda.

DSP: Sabendo que esse mercado é uma tendência de comportamento, moda e diversidade, qual o impacto financeiro dessa indústria no Brasil e qual a previsão para os próximos anos?

Os sneakers se tornaram uma febre no Brasil de um jeito em que o mercado vem crescendo cada vez mais, pois o sneaker aqui no Brasil é muito visto de uma forma de expressão ou de um estilo próprio. A previsão para os anos futuros é que esse mercado cresça cada vez mais, mesmo as tendências sempre mandando, sempre um novo tênis vai estar na moda.

DSP: O que é o mundo sneaker e como surgiu a ideia de criá-lo?

Mundo Sneaker surgiu no ano de 2022 primeiramente foi um Instagram sobre informações sobre esse mundo, mas em 2023 se tornou mais que um Instagram, a minha coleção de tênis com o meu pai aumentou e nós resolvemos abrir a nossa sala onde os Sneakers ficam expostos e acabou virando um museu.

DSP: Como as grandes marcas estão enxergando o mercado de resellers?

É muito relativo de marca para marca tem marcas que apoiam como marcas que não apoiam, mas a questão é o que esse mundo de sneakers em geral pensa sobre esses resellers, em grande maioria esses resellers são menores de idade, muitos não gostam e muitos gostam, então fica em uma situação de 8 ou 80. 

DSP: O que poderia nos adiantar sobre o maior festival sneaker da América Latina que irá acontecer em maio de 2023?

O festival vai ser um evento que não vai ser apenas de tênis e sim de moda, cultura, arte, esporte e música, o evento também irá receber pessoas que entendam muito sobre o assunto. Para quem quiser mais informações entrem no site "www.festivalsneakerx.com.br". 

DSP: Quais são seus próximos objetivos dentro desse universo?

Os meus próximos objetivos nesse mundo são tentar compartilhar meus conhecimentos com as pessoas de um jeito público, ou seja, por redes sociais.

DSP: Que mensagem gostaria de deixar aos leitores?

Gostaria de deixar uma mensagem com uma frase que eu e meu pai Rodrigo utilizamos muito "tudo começa pelos pés"

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