Diário de São Paulo
Siga-nos
Agosto Lilás

Governo de São Paulo reforça a importância do combate a violência contra mulher

Agosto Lilás é o mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica

Agosto Lilás é o mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica - Imagem: Divulgação / Assembleia Legislativa
Agosto Lilás é o mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica - Imagem: Divulgação / Assembleia Legislativa

Gabriela Thier Publicado em 02/08/2024, às 16h54


O Governo do Estado de São Paulo iniciou a campanha do Agosto Lilás, que reforça a importância de conscientizar a população sobre os meios de combater a violência doméstica, principalmente contra as mulheres.

O aplicativo SP Mulher, lançado em março deste ano pela Secretaria da Segurança Pública, é um dos meios de gestão estadual de ajudar as vítimas de violência doméstica. As vítimas podem a qualquer momento registrar boletins de ocorrência na plataforma. A Delegacia de Defesa da Mulher Online é a primeira a receber a denúncia, também permitindo que a polícia militar inspecione criminosos monitorados por tornozeleiras eletrônicas, por meio do uso de georreferenciamento.

Outros meios de ajudar são as Cabines Lilás, localizadas nos Centros de Operação da Polícia Militardo estado (Copom). Além de fornecer orientação sobre os direitos das vítimas e as redes de apoio à disposição, os agentes ajudam na criação do boletim de ocorrência online.

Em junho deste ano, as forças de segurança de São Paulo criaram uma sala no Instituto Médico-Legal de São Paulo para dar prioridade e atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e sexual que precisam passar por exames periciais. Para preservar a integridade das vítimas, o local é separado da unidade.

Compartilhe