Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Na ONU, o Futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós!

ONU. - Imagem: Divulgação
ONU. - Imagem: Divulgação

Rodrigo Sayeg Publicado em 27/09/2022, às 09h37


Enquanto esta semana lideranças mundiais começam a discutir o futuro do planeta, o Brasil abre os diálogos de um jeito diferente: pela arte. Essa foi a frase que abriu a reportagem do Fantástico emitida no dia 18/09/2022 as 22h31[1].

E a mensagem está sendo pintada no lugar que pelos próximos sete dias, será a vitrine do mundo: a sede das Nações Unidas em Nova York.

Trata-se de marco histórico importante, no qual um artista brasileiro teve autorização para pintar este pedaço da fachada da ONU - que tem cerca de 336 metros quadrados.

E melhor data impossível, no bicentenário da independência brasileira, os olhos do mundo se voltaram novamente ao Brasil, justamente buscando que esta nação ocupe seu lugar como farol da humanidade.

Tudo isso, pintado por um Brasileiro, Eduardo Kobra que passou a ser elevado globalmente como mensageiro e embaixador da sustentabilidade do planeta, cujo feito, por ser a ONU a “Caixa de Ressonância da Humanidade”, é equiparado aos murais da Abóboda da Capela Sistina produzidos por Michelangelo, dentro do Vaticano, no auge da Renascença do Século XVI.

Batizada de “O Futuro já começou”, a obra passa a mensagem de sustentabilidade planetária, no sentido de qual planeta vamos entregar para nossas próximas gerações? Como estamos cuidando de nosso planeta? O Futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós.

Essa mensagem é crucial, especialmente nos tempos atuais. Estamos diante de escolhas importantes, desde a guerra na Rússia e Ucrânia que se estende, com ameaça de uso de armas nucleares, as nossas eleições nas quais os Brasileiros irão decidir os rumos de nossa nação, o enfrentamento e a volta da normalidade pós-pandemia da COVID 19, até mesmo a discussão do aquecimento global, especialmente diante da notícia que a “Geleira do Juízo Final” ou “Geleira do Apocalipse”, que fica na Antártida Ocidental e é considerada uma das maiores geleiras do mundo, com cerca de 120 km de largura e 600 km de comprimento, se encontra por um fio e ameaça elevar o nível do mar significativamente.

Em sua matéria, o Fantástico fala que “se bastasse tinta colorida para se criar um mundo melhor, seria bem mais fácil”. Porém, a mensagem que devemos tirar é que essa obra deva corresponder a um símbolo. Uma bandeira, que invoca nós como brasileiros, para assumir esse lugar de representantes e garantidores desse futuro.

Talvez, essa tinta colorida espelhada na ONU, não seja só uma mensagem bonita, mas sim uma intimação, em alto e bom som, de que o mundo escolheu o Brasil como o País do Futuro e como o País do Presente. A 200 anos atrás um herói da pátria invocou seu povo sob o brado independência ou morte. Hoje, fomos invocados para assumirmos nossa responsabilidade, pois o futuro já começou.

________________________

[1] https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/09/18/kobra-inaugura-painel-na-sede-da-onu-em-ny-pra-mim-os-muros-sao-portais-onde-eu-gosto-de-passar-mensagens.ghtml

Compartilhe  

últimas notícias