Diário de São Paulo
Siga-nos

Ministério da Saúde recomenda cloroquina para tratamento de todos os pacientes

Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou o novo protocolo para tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19. No texto, a pasta recomenda o

Ministério da Saúde recomenda cloroquina para tratamento de todos os pacientes
Ministério da Saúde recomenda cloroquina para tratamento de todos os pacientes

Redação Publicado em 20/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h10


Protocolo define uso do medicamento para todos os casos da doença, mas ressalta que não há comprovação científica de eficácia

Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou o novo protocolo para tratamento de pacientes infectados pelo Covid-19. No texto, a pasta recomenda o uso de cloroquina para todos os tipos de caso, dos mais leves aos mais agressivos, variando apenas a quantidade do fármaco a ser ministrada.

O documento, segundo o Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar o acesso dos pacientes a tratamento medicamentoso no âmbito do SUS e traz orientações para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico de COVID-19, listando as diferentes doses de cloroquina e hidroxicloroquina ao longo do tratamento.

Entretanto, o texto faz ressalvas sobre o uso e alerta para possíveis efeitos colaterais do medicamento: “a Cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais como redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias, e alterações visuais por danos na retina”.

Além disso, afirma que ainda não há comprovação científica da eficácia deste tipo de tratamento para o combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2) e que tal decisão deve ser tomada em conjunto por médico e paciente, sendo que o o segundo precisará assinar um tempo de anuência.

“Compreendi, portanto, que não existe garantia de resultados positivos, e que o medicamento proposto pode inclusive agravar minha condição clínica, pois não há estudos demonstrando benefícios clínicos”, cita trecho do Termo de Ciência e Consentimento que deverá ser assinado pelo paciente.

Compartilhe  

últimas notícias