Diário de São Paulo
Siga-nos

Marina propõe aluguel de terras de pequenos agricultores para instalar fazendas de energia solar

A candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (24), em entrevista à TV Gazeta – afiliada da TV Globo em Alagoas –, que, caso

Marina propõe aluguel de terras de pequenos agricultores para instalar fazendas de energia solar
Marina propõe aluguel de terras de pequenos agricultores para instalar fazendas de energia solar

Redação Publicado em 24/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 17h47


Presidenciável da Rede afirmou em entrevista à TV Gazeta, de Alagoas, que medida criaria renda extra para pequenos produtores rurais e incentivaria produção de energia renovável.

A candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira (24), em entrevista à TV Gazeta – afiliada da TV Globo em Alagoas –, que, caso vença a disputa pelo Palácio do Planalto, o governo federal vai alugar parte das terras de pequenos produtores rurais para instalar painéis solares de geração de energia elétrica.

Marina, que cumpre agenda eleitoral nesta segunda-feira em Maceió, quer que a iniciativa gere uma renda extra para os pequenos agricultores, porém, ela não informou quanto estaria disposta a investir neste projeto.

A presidenciável se limitou a dizer que pretende fazer “um grande investimento” na produção de energia elétrica por meio de fontes renováveis, como a energia solar, para estimular a geração de empregos e trocar matrizes sujas, como usinas termelétricas, por alternativas limpas. Segundo ela, o programa de criação de fazendas de energia solar, batizado por Marina de Sol para Todos, pode gerar até 2 milhões de empregos.

“Nós vamos fazer um grande investimento, inclusive, com pequenos produtores agrícolas, que irão alugar uma pequena parte de suas propriedades para que a gente possa fazer fazendas solares e, com isso, eles também possam ter alguma renda, além de gerar empregos para a população, principalmente para a juventude”, declarou Marina Silva na entrevista à TV Gazeta.

A criação de fazendas de energia solar é uma das principais propostas da candidata da Rede, que comandou o Ministério do Meio Ambiente durante na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez carreira na defesa de temas ligados à área ambiental.

Turismo

Na entrevista à TV Gazeta, Marina Silva também voltou a afirmar que, se eleita, vai estimular o turismo no Nordeste. Ela destacou o potencial da região para o segmento turístico, que, na visão dela, pode gerar empregos para jovens e para mulheres.

Outro setor que a candidata da Rede pretende estimular, se vencer a corrida presidencial, é o da construção civil, estimulando projetos de saneamento básico e de casas populares para gerar empregos para a população mais pobre.

Compartilhe  

últimas notícias