Diário de São Paulo
Siga-nos

Líder do sindicato de médicos alerta que Jogos podem provocar uma “Variante Olímpica”

Faltando menos de dois meses para o início dos Jogos, Comitês Olímpico e Internacional reiteram quase que diariamente, por meio de entrevistas, que o evento

JOGOS
JOGOS

Redação Publicado em 27/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h56


Para Naoto Ueyama, uma cepa que venha a surgir em Tóquio durante os Jogos Olímpicos poderia manchar o evento para sempre: “Seria uma grande tragédia”

Naoto Ueyama, líder do sindicato dos médicos do Japão, fez, nesta quinta-feira, um alerta importante sobre a realização das Olimpíadas, marcadas para o dia 23 de julho. Para ele, a união de milhares de pessoas de mais de 200 países em um mesmo lugar pode marcar o surgimento de uma nova cepa do coronavírus.

– Todas as diferentes cepas mutantes do vírus que existem em diferentes lugares serão concentradas e reunidas aqui em Tóquio. Não podemos negar a possibilidade de que uma nova cepa do vírus pode surgir após as Olimpíadas – disse.

Apesar de cientistas evitarem dar nomes dos países para novas variantes do vírus, essas ficam mundialmente conhecidas pelo local onde surgiram. Casos, neste momento, da variante indiana (que tem o nome oficial B.1.617), britânica ( B.1.1.7) e brasileira (P1). Por isso, Naoto Ueyama alerta que uma variante surgida durante as Olimpíadas ganharia o nome do evento:

– Se tal situação surgir, pode até significar que uma cepa do vírus olímpico de Tóquio seja nomeada desta forma, o que seria uma grande tragédia e algo que seria alvo de críticas até mesmo para os próximos cem anos – disse

Faltando menos de dois meses para o início dos Jogos, Comitês Olímpico e Internacional reiteram quase que diariamente, por meio de entrevistas, que o evento está sim confirmado. O governo japonês segue a mesma linha, mesmo com pesquisas mostrando que a população está contra a realização das Olimpíadas em Tóquio e alguns movimentos de médicos alertando sobre o perigo do evento durante a pandemia.

O Japão, que está em estado de emergência decretado em várias regiões por conta do aumento recente de casos de Covid-19, está começando a ver os números diminuírem. A média diária que, no início de mês era de 6.500 casos, agora está um pouco acima de quatro mil.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias