Diário de São Paulo
Siga-nos

Lesão no olho na estreia torna Bruno Henrique o atleta que ficou afastado de mais jogos no Santos

Logo no primeiro jogo de 2018, foram necessários apenas nove minutos para a equipe médica do Santos começar a desconfiar de que o ano seria de muito trabalho.

Lesão no olho na estreia torna Bruno Henrique o atleta que ficou afastado de mais jogos no Santos
Lesão no olho na estreia torna Bruno Henrique o atleta que ficou afastado de mais jogos no Santos

Redação Publicado em 19/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h06


Bolada causou cinco lesões e o tirou de 19 jogos. Ao voltar, machucou a coxa e ficou mais oito partidas sem atuar. E terminou a temporada como começou: afastado da equipe

Logo no primeiro jogo de 2018, foram necessários apenas nove minutos para a equipe médica do Santos começar a desconfiar de que o ano seria de muito trabalho. Contra a Linense, pelo Campeonato Paulista, foi esse o tempo necessário para o clube fazer a primeira substituição por lesão na temporada. Bruno Henrique levou uma bolada no rosto e passou a ter dificuldades para enxergar devido a cinco lesões diferentes no olho direito.

E realmente não faltou trabalho. Ao longo do ano foram 47 vezes que um atleta perdeu pelo menos uma partida por estar vetado por um quadro clínico – quarto maior número na Série A, ao lado do Internacional. A marca ficou muito próxima da constatada no ano passado, quando houve 51 passagens pelo departamento médico. A boa notícia foi a queda de 42% na incidência de problemas nos joelhos, uma redução de 12 casos no ano passado para sete em 2018. Por outro lado, aumentaram em 31% os problemas na coxa, passando de 13 em 2017 para 17 neste ano.

Principalmente devido à lesão no olho direito, Bruno Henrique foi quem mais ficou afastado de jogos por razões médicas: foram 30 partidas sem ele. A temporada começou como terminou: sem Bruno Henrique. Yuri foi outro atleta que também ficou fora de muitos jogos, mais precisamente 27, sendo 21 devido a uma fratura em dedo do pé direito e seis por dores no outro pé.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Outro atleta que ficou fora em mais de 20 jogos foi Lucas Veríssimo: foram 24 na totalização de quatro passagens pelo departamento médico: uma lesão muscular na coxa direita o afastou de cinco partidas; uma contratura muscular na região lombar o tirou de mais quatro; lesão na coxa esquerda, de oito; e lesão no ligamento cruzado do joelho direito, de sete.

Ao lado do zagueiro, Renato foi o atleta com mais passagens pelo DM na temporada. Sem contar as vezes em que foi poupado, o experiente zagueiro para tratar a coxa duas vezes em janeiro e fevereiro, uma em função de uma mialgia na panturrilha em maio e uma lombalgia em setembro.

Crise no DM do Santos

O mês de novembro causou uma turbulência no departamento médico do Peixe. Em três dias, foram dois pedidos de demissões. No dia 09, Carlo Alba entregou o cargo de médico do clube por discordar da contratação de Felippe Cardoso, que chegou ao Santos já com um problema crônico no púbis. O jogador perdeu 10 partidas do ano pelo quadro de pubalgia.

Felippe Cardoso treina no Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Felippe Cardoso treina no Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Na ocasião, Alba demonstrou insatisfação com o chefe do DM na época Jorge Merouço e fez críticas à contratação do atacante.

– Você não pode contratar um jogador de três meses de inatividade. Como é que você vai contratar um jogador com uma pubalgia crônica? Ou seja, uma das lesões mais traiçoeiras do futebol. Discute com seu corpo médico… O que somos? Enfeites? Bonecos? Ele (Merouço) tomou a medida, mas não discutiu com ninguém. Quem paga a conta? Ele? Não, o clube – disse, em entrevista à TV Santa Cecília.

Três dias depois, Merouço pediu as contas ao clube santista.

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2018, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2018 até a data da publicação desta matéria: 19 de dezembro de 2018. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada.

Compartilhe  

últimas notícias