Diário de São Paulo
Siga-nos

Justiça do RJ condena 10 integrantes da quadrilha de Frederik Barbieri no Brasil

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou, nesta terça-feira (11), 10 pessoas acusadas de participação na organização criminosa liderada por Frederik

Justiça do RJ condena 10 integrantes da quadrilha de Frederik Barbieri no Brasil
Justiça do RJ condena 10 integrantes da quadrilha de Frederik Barbieri no Brasil

Redação Publicado em 12/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 17h11


Entre eles estão o filho do ‘Senhor das Armas’, João Filipe Barbieri e Edson Ornellas, apontado como contador. Investigação começou após a apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou, nesta terça-feira (11), 10 pessoas acusadas de participação na organização criminosa liderada por Frederik Barbieri, conhecido como o “Senhor das Armas”.

Entre os condenados estão o filho de Frederik, João Filipe Cordeiro Barbieri, de 28 anos, e Edson da Silva Ornellas, de 56 anos, apontado como seu contador (veja a listagem completa abaixo). João Filipe foi o que pegou a maior pena do grupo: 27 anos de prisão.

A investigação que condenou os integrantes da organização criminosa que praticava o tráfico internacional de armas começou após a apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Essa foi considerada a maior apreensão de armas feita no Brasil em 10 anos, o que levou investigadores a considerarem Frederik Barbieri o maior traficante de armamentos do país.

A apreensão foi feita dentro do terminal de cargas Aeroporto Internacional do Rio em junho do ano passado. Eram fuzis AK-47, AR-10 e G3, que só poderiam ser usados por tropas de elite.

De acordo com a sentença da juíza Valéria Caldi Magalhães, da 8º Vara Federal Criminal, a organização criminosa era voltada, sobretudo, para burlar as atividades de fiscalização aduaneira e praticar o tráfico internacional e interno de armas de fogo de altíssimo calibre (fuzis).

Condenados:

  1. João Filipe Cordeiro Barbieri – condenado a 27 anos e 12 dias de reclusão
  2. Edson da Silva Ornellas – condenado a 24 anos, 6 meses e 6 dias de reclusão
  3. Marcus Garrido Lourenço – condenado a 17 anos, 1 mês e 6 dias de reclusão
  4. Marcio Pereira e Costa – condenado a 14 anos, 11 meses e 6 dias de reclusão
  5. ‘X’ * (delator) – condenado a 17 anos, 1 mês e 6 dias de reclusão
  6. João Victor Silva Roza – condenado a 16 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
  7. José Carlos da Silva Passos – condenado a 13 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
  8. José Carlos dos Santos Lins – condenado a 13 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
  9. André Calil Assen – condenado a 13 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão
  10. Victor Hugo Ferreira dos Santos Cardozo – condenado a 13 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão

*No caso do delator, ao fim da sentença, é concedido o perdão judicial, já que ele fez um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF).

‘Senhor das Armas’ não foi condenado no Brasil

Frederik Barbieri não foi condenado no Brasil, já que as autoridades americanas ainda não o apresentaram para uma audiência por videoconferência. Em julho deste ano, o ‘Senhor das Armas’ foi condenado a 12 anos pela Justiça americana por tráfico de armas.

Em fevereiro deste ano, Frederik Barbieri foi preso por agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos (ICE) em sua casa na Flórida, nos Estados Unidos, onde morava. Além da prisão, a polícia americana conseguiu barrar o envio de 40 fuzis para o Brasil.

Polícia do Rio apreende 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Gnews) — Foto: Reprodução GloboNews

Polícia do Rio apreende 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Gnews) — Foto: Reprodução GloboNews

Barbieri era procurado há 8 anos

2010: Frederick Barbieri, que nasceu em Irajá (subúrbio do Rio de Janeiro), passa a ser procurado pela polícia da Bahia, depois que uma carga de munição para fuzis foi apreendida no porto de Salvador, em um contêiner que estava no nome dele.

Julho de 2012: Barbieri teria fugido para Miami, nos Estados Unidos, com medo de ser preso. Lá, ele obteve cidadania americana.

2015: Um mandado de prisão preventiva foi emitido contra ele, que passou a ser considerado foragido da Justiça brasileira. O Ministério Público também pediu a inclusão dele na lista de procurados da Interpol, mas o pedido foi negado pela Justiça. Em sua justificativa para negar o pedido do MP, o juiz Antônio Osvaldo Scarpa alegou que Frederik tinha endereço conhecido nos Estados Unidos.

No mesmo ano, em abril, um confronto dentro de um ônibus em Niterói, onde um policial militar foi morto, fez a Polícia Civil do Rio de Janeiro investigar a procedência de um fuzil de assalto no calibre 762 apreendido. Os investigadores descobriram que o mesmo tipo de arma estava sendo usado em diferentes comunidades do Rio para o tráfico de drogas e o roubo de cargas. As armas seriam intermediada por pelo menos dois homens, e Barbieri foi apontado como o transportador e fornecedor delas.

Maio de 2017: A Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) intercepta e apreende 60 fuzis AK-47, AR-10 e G3 no terminal de cargas do Aeroporto do Galeão, no Rio.

Julho de 2017: A Polícia Federal emite um segundo mandado de prisão contra Barbieri e uma mulher, e cumpre nove mandados de prisão em Rio das Ostras e São José do Rio Preto (RJ). Entre os presos estão o o filho de Barbieri, João Felipe, e Edson da Silva Ornelas, apontado como contador da quadrilha. Na época, Barbieri procurou a TV Globo e negou estar envolvido em tráfico de armas.

Fevereiro de 2018: Barbieri é preso pelo Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA, que também conseguiu barrar o envio de 40 fuzis para o Brasil.

Frederik Barbieri, conhecido como o 'Senhor das Armas' — Foto: Reprodução/TV Globo

Frederik Barbieri, conhecido como o ‘Senhor das Armas’ — Foto: Reprodução/TV Globo

Compartilhe  

últimas notícias