Diário de São Paulo
Siga-nos

Justiça decreta prisão preventiva de ex-prefeito de Dolcinópolis

A Justiça de Estrela d’Oeste (SP) decretou nesta sexta-feira (24) a prisão preventiva do ex-prefeito de Dolcinópolis (SP) que estava preso temporariamente por

Justiça decreta prisão preventiva de ex-prefeito de Dolcinópolis
Justiça decreta prisão preventiva de ex-prefeito de Dolcinópolis

Redação Publicado em 25/02/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h38


Ele é suspeito de esquema de desvio de dinheiro da prefeitura.
Justiça também mandou prender outros dois investigados.

A Justiça de Estrela d’Oeste (SP) decretou nesta sexta-feira (24) a prisão preventiva do ex-prefeito de Dolcinópolis (SP) que estava preso temporariamente por cinco dias desde terça-feira (21). Na mesma decisão foram decretadas as prisões preventivas da ex-tesoureira e do ex-diretor de administração da prefeitura. Policiais federais e militares de Jales (SP) e de Dolcinópolis cumpriram os mandados no início da noite desta sexta-feira.

José Luiz Inácio de Azevedo foi preso em casa, em Porto Seguro (BA), na terça-feira. A prisão era temporária, por cinco dias. O ex-prefeito de Dolcinópolis é investigado por desviar recursos públicos. O ex-prefeito mantinha negócios em Porto Seguro, onde é dono de um restaurante, uma loja de conveniência e um lava rápido na cidade.

A Polícia Federal entregou ao Ministério Público Estadual relatório com parte das informações coletadas nos documentos apreendidos e nos depoimentos prestados pelos conduzidos na deflagração da Operação Catatau. O Ministério Público de Estrela d’Oeste denunciou os investigados e representou pela mudança de prisões temporárias para preventivas e pela prisão de outros dois envolvidos nas investigações.

Casa onde ex-prefeito morava na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Casa onde ex-prefeito morava na Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Um dos ‘laranjas’ do esquema investigado, que é um lavador de carros, teve sua liberdade concedida pela Justiça e responderá o processo em liberdade. O ex-prefeito e o lavador de carros ficaram em silêncio e não prestaram nenhum esclarecimento durante o depoimento.

A Justiça entendeu que o lavador de carros não oferecia nenhum risco ao andamento das investigações. Agora, a prisão do ex-prefeito, que era temporária por cinco dias, tornou-se preventiva, por tempo indeterminado, assim como da ex-tesoureira e do ex-diretor de administração da prefeitura. Os homens ficarão presos na cadeia de Guarani d’Oeste (SP) enquanto a mulher será conduzida até a cadeia de Nhandeara (SP), onde permanecerão à disposição da Justiça.

O caso
A Polícia Federal de Jales em conjunto com o Ministério Público Estadual de Estrela d’Oeste deflagraram na terça-feira (21) a Operação Catatau, que investiga suspeita de desvios de recursos públicos durante gestão do ex-prefeito de Dolcinópolis.

Segundo as investigações, milhões de reais em pagamentos suspeitos, realizados durante sua gestão, estão sendo investigados. Consultorias, compras, serviços, convênios e obras com pagamentos suspeitos estão sendo investigados.

A Justiça de Estrela d’Oeste expediu dois mandados de prisão temporária, 10 conduções coercitivas e 11 mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nas cidades de Porto Seguro, Dolcinópolis, distrito de Fátima Paulista, Cardoso (SP), Pontalinda (SP) e Jales. Os conduzidos foram levados até a sede da PF de Jales  para prestar esclarecimentos.

Chegada do ex-prefeito de Dolcinópolis na PF em Porto Seguro (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Chegada do ex-prefeito de Dolcinópolis na PF em Porto Seguro (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Compartilhe  

últimas notícias