Diário de São Paulo
Siga-nos

Jovem que nasceu sem os braços se encontra no esporte e sonha em ser surfista profissional

Richard Dias é um apaixonado pelo esporte. O garoto de Itanhaém, cidade no litoral paulista, já praticou capoeira, judô, skate, jiu-jitsu e sonha em

ESPORTE
ESPORTE

Redação Publicado em 04/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h11


Esporte Espetacular deste domingo conta a história de Richard Dias

Richard Dias é um apaixonado pelo esporte. O garoto de Itanhaém, cidade no litoral paulista, já praticou capoeira, judô, skate, jiu-jitsu e sonha em participar de competições de surfe adaptado.

O fato de ter nascido sem os dois braços por conta de uma má-formação congênita chamada amelia bilateral nunca foi uma barreira, pelo contrário, o desafio é um combustível na vida dele.

– Quando eu entro no mar é uma coisa que me faz tão bem. O surfe me fez ficar leve! Na hora que você está no mar, você se sente livre, solto para voar e alcançar seus objetivos na vida – contou Richard.

Mesmo morando a poucas quadras da praia, Richard só descobriu o prazer de surfar aos 18 anos. A mãe, Erica Dias, resistiu à ideia por conta dos riscos de afogamento, mas o professor Caê Ribeiro garantiu que era seguro e que acompanharia tudo de perto.

– Às vezes eu tenho medo dele se afogar, mas eu vi que o professor está sempre com ele. E também não ia adiantar trancar em casa ou ficar protegendo 24 horas, porque ele tem que viver, né? – disse Erica.

Richard durante o treinamento na areia com o professor Caê — Foto: Reprodução

Richard durante o treinamento na areia com o professor Caê — Foto: Reprodução

Junto com o Richard, outras 72 crianças e adolescentes com e sem deficiência frequentam as aulas do Surf Cibra, projeto criado por Caê há mais de 10 anos.

– Quando o Richard chegou, ele veio através de um amigo nosso. Ele viu a molecada do projeto surfando, aí a gente fez uma simulação na areia. As atividades dele na areia foram bem sucedidas, vimos que ele tinha uma facilidade e não teve outra. Na primeira onda que a gente empurrou, ele subiu na prancha com facilidade. Ele se apaixonou, aí vimos que ele tinha o dom – falou Caê.

A praia foi um plano B durante a pandemia do novo coronavírus. Com as aulas de jiu-jitsu paralisadas por conta dos riscos de transmissão em espaços fechados, surfar ao ar livre foi a escolha certa para manter a mente e o corpo sãos.

Mas se engana quem pensa que os ensinamentos do professor William Ambrósio no tatame foram esquecidos no mar. Dono de várias medalhas em competições paralímpicas e convencionais, Richard usou as técnicas que aprendeu no jiu-jitsu para ficar de pé na prancha. A subida técnica executada nas lutas foi fundamental para o equilíbrio dentro d’água.

Richard durante treinamento de jiu-jitsu — Foto: Reprodução

Richard durante treinamento de jiu-jitsu — Foto: Reprodução

– Quando eu vi os vídeos dele ficando de pé em uma prancha, me emocionei muito. É claro, como aquele professor ciumento, eu falei: “Opa, aquilo ali ele aprendeu lá no jiu-jitsu” – disse Willian.

Independente da modalidade ou dos professores, a sensação é de pertencimento e plenitude:

– O esporte está fazendo a minha mente se movimentar para eu não ficar parado. Eu posso tudo!

Ficou curioso para conhecer a história do Richard e ver ele tirando onda? Confira a reportagem completa do Esporte Espetacular.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias