Diário de São Paulo
Siga-nos

Hospital de Base de Rio Preto faz o primeiro transplante de coração do ano

O primeiro transplante de coração do ano em São José do Rio Preto (SP) foi realizado na madrugada desta terça-feira (23) no Hospital de Base. Este é o 90º

Hospital de Base de Rio Preto faz o primeiro transplante de coração do ano
Hospital de Base de Rio Preto faz o primeiro transplante de coração do ano

Redação Publicado em 24/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 14h50


O primeiro transplante de coração do ano em São José do Rio Preto (SP) foi realizado na madrugada desta terça-feira (23) no Hospital de Base. Este é o 90º transplante de coração desde que o hospital começou a realizá-los, em 2000.

O transplantado foi o trabalhador rural aposentado Divino Ribeiro de Almeida, de 61 anos, morador de Tanabi (SP), que recebeu o órgão de uma mulher de 27 anos, vítima de acidente automobilístico e internada havia seis dias num hospital de Campinas (SP). Após a cirurgia, Divino está internado na UTI do Hospital de Base.

O transplantado tinha uma miocardiopatia chagásica, o que comprometia o funcionamento do coração e o bombeamento de sangue para o corpo. O paciente dependia de medicamentos para que o órgão funcionasse e estava internado na UTI do HB desde 21 de abril e inscrito na fila de transplante desde 26 de abril. Outros três pacientes sob o acompanhamento da equipe do Hospital de Base também aguardam na fila por um órgão compatível.

Corrida contra o tempo

Como o órgão era de uma mulher de Campinas, foi feita uma operação de guerra para que ele chegasse em um tempo satisfatório para o transplante. Para que o coração fosse transplantado, entre a sua retirada do doador e o transplante para o receptor devem transcorrer no máximo quatro horas. Para este transplante, foram necessárias 3 horas e 15 minutos desde a retirada no hospital de Campinas até o HB, em Rio Preto, envolvendo transporte por veículos e avião.

Compartilhe  

últimas notícias