Diário de São Paulo
Siga-nos

Hospital da Brasilândia tem 71% de leitos de UTI e enfermaria ocupados em SP

O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentou na última semana no Hospital da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Nesta

Hospital da Brasilândia tem 71% de leitos de UTI e enfermaria ocupados em SP
Hospital da Brasilândia tem 71% de leitos de UTI e enfermaria ocupados em SP

Redação Publicado em 03/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h19


O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentou na última semana no Hospital da Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Nesta segunda-feira (3), 71% dos leitos de UTI e de enfermaria do hospital de referência estão ocupados com pacientes de Covid ou de outros vírus respiratórios como o da gripe.

Ao todo, são 114 pacientes internados na UTI nesta segunda. Na última quinta-feira (30), eram 109.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, se a ocupação do Hospital da Brasilândia chegar a 90%, os pacientes serão transferidos para o Hospital Guarapiranga, na Zona Sul.

O crescimento de casos de Covid e de Influenza na capital nas últimas semanas também fez com que aumentasse a procura por testes nas farmácias. Muitas já estão sem kits disponíveis para realizar os exames ou sem horários disponíveis no mesmo dia para agendamento.

O Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de SP, que trata pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/PMSP
O Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte de SP, que trata pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/PMSP

Internações voltam a subir

Uma paciente gravou um vídeo da recepção lotada da UPA Santa Catarina, na Zona Sul, na manhã de domingo (2).

“Tem mais de 50 minutos que ninguém chama ninguém. Aqui está lotado, tem gente com teste de Covid positivo no meio da gente que deu teste negativo”, diz.

A média móvel de pacientes internados com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado de São Paulo voltou a crescer após 6 meses de queda, de acordo com dados do governo.

Na metade de dezembro, o estado registrava média semanal de 889 internados por Covid-19. Duas semanas depois, a média chegou a 1.014, no dia 30 de dezembro.

Os especialistas alertaram ainda que, como o dado oficial considera pacientes internados em leitos de enfermaria ou UTI com suspeita ou confirmação de Covid-19, é possível que uma parte deles estejam com o vírus da gripe (Influenza) e sejam contabilizados na estatística de novas internações por coronavírus.

Também aumentaram os diagnósticos positivos de Covid-19, segundo levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácia. No dia 1 de dezembro, cerca de 5% dos testes rápidos apontavam resultados positivos. Já no dia 29 de dezembro, 20% dos resultados de testes realizados foram positivos para Covid.

.

.

.

.

g1

Compartilhe  

últimas notícias