Diário de São Paulo
Siga-nos

Hamilton diz que ultrapassagem de Verstappen na França era inevitável

A Mercedes foi superada pela RBR na França com a mesma tática de duas paradas que usou para bater a equipe rival na Espanha. Com pneus médios mais novos, Max

HAMILTON
HAMILTON

Redação Publicado em 21/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h48


Atual campeão foi superado por rival na penúltima volta da corrida em Paul Ricar após a RBR apostar em estratégia de duas paradas

A Mercedes foi superada pela RBR na França com a mesma tática de duas paradas que usou para bater a equipe rival na Espanha. Com pneus médios mais novos, Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton na penúltima volta para garantir a vitória em Paul Ricard. Apesar do debate de que o britânico poderia ter se defendido com mais arrojo, Hamilton diz que não havia nada que pudesse fazer para evitar a ultrapassagem do rival.

– Primeiro de tudo, tinha resto de borracha na parte de dentro, então não quis piorar ainda mais meus pneus. Ele tinha a asa aberta (DRS), se não me passasse ali, me passaria na reta principal, então não faria diferença. Eu não tinha mais aderência na dianteira, então ele teria passado de qualquer forma. Não fazia sentido tentar defender de forma mais dura. Você viu o que aconteceu com o Bottas, então não tinha razão para estragar ainda mais meus pneus – explica.

Curiosamente, após vencer a RBR em duas oportunidades com a estratégia de duas paradas (uma delas no GP da Espanha deste ano), a Mercedes sequer deixou a tática como opção para o GP da França. Assim, segundo Hamilton, permanecer na pista no momento em que Verstappen fez o segundo pit stop era a única opção.

– Ele (Verstappen) já estava muito à frente, então a única opção que eu tinha era ficar na pista. Caso contrário, ele sairia na frente e eu não ia conseguir acelerar porque eles foram muito rápidos nas retas. A única alternativa era essa, e torcer para os pneus aguentarem – disse Hamilton.

Lewis Hamilton, da Mercedes, parabeniza Max Verstappen pela pole position no GP da França da F1 2021 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Lewis Hamilton, da Mercedes, parabeniza Max Verstappen pela pole position no GP da França da F1 2021 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Com a derrota, Hamilton viu Verstappen se isolar ainda mais na liderança, agora com 12 pontos de vantagem. Contudo, o britânico diz que deixa Paul Ricard sem frustrações, já que sabia que a RBR era mais veloz e porque fez tudo que podia dentro da pista para evitar um resultado pior.

– Não é um resultado desanimador de forma alguma. Penso que fizemos um bom trabalho, mas que apenas não deu certo. Não estou desapontado porque entendo que fiz o melhor trabalho que pude hoje. Claro que tem coisas que poderíamos ter feito um pouco melhor. Mas, em geral, eles foram mais rápidos durante todo o fim de semana, então é apenas um reflexo do rito que eles tem agora – afirma.

Com a vitória, Verstappen chegou aos 131 pontos. Hamilton, o segundo, soma agora 119. Na briga pelo Mundial de Construtores, a RBR também começa a abrir distância da Mercedes na liderança (215 a 178). A próxima corrida é neste fim de semana, com o GP da Estíria, na Áustria.

Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

Patrick de Paula é hostilizado por torcedores em saída de festa em São Paulo

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias