Diário de São Paulo
Siga-nos

Grávida de 19 anos morre ao cair de muro em fronteira do México com os EUA

Uma grávida de 19 anos, natural da Guatemala , morreu ao cair de um muro na fronteira do México com os Estados unidos , perto de El Paso, no Texas. O caso

Grávida de 19 anos morre ao cair de muro em fronteira do México com os EUA
Grávida de 19 anos morre ao cair de muro em fronteira do México com os EUA

Redação Publicado em 13/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h25


Jovem guatemalteca, que estava entre o sétimo e o oitavo mês de gestação, não resistiu aos ferimentos

Uma grávida de 19 anos, natural da Guatemala , morreu ao cair de um muro na fronteira do México com os Estados unidos , perto de El Paso, no Texas. O caso ocorreu no último sábado (7), mas só foi revelado pelas autoridades nesta quinta-feira (12).

A jovem foi identificada pelo Governo da Guatemala como Mirian Stephany Girón Luna e estava entre o sétimo e o oitavo mês de gestação. A equipe médica se esforçou para tentar salvar o bebê, mas não teve sucesso.

De acordo com a Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos EUA , Mirian Luna foi deixada no local por “coiotes”, contrabandistas que intermediam tentativas de cruzar a fronteira, e foi orientada a escalar o muro. Gloria Chavez, chefe da Patrulha da Fronteira de El Paso, afirmou que trabalhará em conjunto com o México “para encontrar os responsáveis por colocar essas vidas em perigo”.

Parceiro

A mulher estava acompanhada de um homem, o qual se acredita ser o pai do bebê. “Ele disse que, se soubesse que os riscos eram tão altos, não teria feito”, afirmou Tekandi Paniagua Flores, cônsul guatemalteco em Del Rio, Texas.

Foi o parceiro quem procurou a Patrulha da Fronteira para pedir ajuda. Os agentes chamaram a ambulância elevaram Luna ao hospital, mas ela sofreu uma hemorragia cerebral, uma fratura da pelve e lacerações no fígado e nos rins.

Política rígida

Os EUA já construíram ou substituíram cerca de 135 milhas de barreiras em fronteiras com o México, com vários contratos concedidos por mais construções. Grande parte da fronteira e em torno de El Paso, em frente a Ciudad Juarez, no México, já possuem algum tipo de cercado.

iG

Compartilhe  

últimas notícias