Diário de São Paulo
Siga-nos

Governo de SP confirma quinto caso da variante Ômicron no estado

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou neste domingo (12) o quinto caso variante Ômicron da Covid-19 no estado. Trata-se de uma mulher de 40 anos,

Governo de SP confirma quinto caso da variante Ômicron no estado
Governo de SP confirma quinto caso da variante Ômicron no estado

Redação Publicado em 13/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h54


A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou neste domingo (12) o quinto caso variante Ômicron da Covid-19 no estado. Trata-se de uma mulher de 40 anos, residente em Limeira, e que viajou à África do Sul e à França em novembro.

O novo caso é o primeiro importado no interior, os demais foram registrados na capital paulista. Quatro são importados e um em investigação pode ser de transmissão local, já que o paciente não tem histórico de viagem ao exterior.

O Ministério da Saúde informou também neste domingo (12) que o Brasil tem 11 casos confirmados e identificados da variante ômicron, contando com os cinco casos de SP. Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás tem dois casos cada um.

A nova paciente registrada em SP neste domingo(12) tem esquema vacinal completo e relato de apenas sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal. Está sob monitoramento da Vigilância municipal de Limeira e em isolamento domiciliar, sem contato com marido e filho, que já tiveram resultado negativo para exame de PCR.

A paciente teve diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 3 de dezembro, após realizar um teste de antígeno. Sua amostra foi submetida a sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado para a nova variante.

Este é o quinto caso de Ômicron confirmado em SP. No sábado (11), o governo havia confirmado o quarto caso na capital paulista. Todos os pacientes com a variante tinham vacinação completa e relato de sintomas leves ou assintomáticos, segundo o governo paulista.

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual, afirma que mantém o monitoramento do cenário epidemiológico em todo o território de SP.

O sequenciamento genético é um dos instrumentos desta atividade e permite identificar a presença das Variantes de Preocupação (VOC = Variant Of Concern) – Delta, Alpha, Beta, Gamma e Ômicron.

Os casos são acompanhados individualmente pelas equipes municipais de saúde e todo e qualquer agravo inusitado é monitorado pela vigilância estadual.

.

.

.

.

g1

Compartilhe  

últimas notícias