Diário de São Paulo
Siga-nos

Glenn Greenwald pede que Justiça não aceite denúncia do MPF contra ele

Com uma petição apresentada à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, o jornalista Glenn Greenwald pediu à Justiça que a denúncia contra ele

Glenn Greenwald pede que Justiça não aceite denúncia do MPF contra ele
Glenn Greenwald pede que Justiça não aceite denúncia do MPF contra ele

Redação Publicado em 23/01/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h59


Jornalista apresentou petição à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal um dia após MPF denunciá-lo por suposto envolvimento com hackers da Vaza Jato

Com uma petição apresentada à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, o jornalista Glenn Greenwald pediu à Justiça que a denúncia contra ele apresentada na última terça-feira (21) não seja aceita.

Mesmo protegido por decisão do Supremo Tribunal Federal, que impede que órgãos o investiguem por proteção a fontes jornalísticas, Glenn foi denunciado por associação criminosa e de interceptação informática sem autorização.

Após denúncia, autoridades repudiaram a ação do ministério. Entre os nomes que se posicionaram contra a decisão estão a Ordem dos Advogados do Brasil e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Parte da imprensa internacional também repudiou a ação do MPF. O jornal The New York Times classificou a ação como um “ataque à imprensa livre” e até mesmo o jornalista Tucker Carlson, do canal conservador Fox News, elogiou a coragem de Glenn em permanecer no Brasil. “Ele é forte e determinado. Isso é algo a se admirar e nós o admiramos”, afirmou.

iG

Compartilhe  

Tags GLENN

últimas notícias