Diário de São Paulo
Siga-nos

Fala sobre ‘corpos empilhados’ abala governo de Boris Johnson

Diferentes acusações contra o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fizeram o tempo fechar nesta semana em Downing Street, sede do governo, em Londres.

Fala sobre ‘corpos empilhados’ abala governo de Boris Johnson
Fala sobre ‘corpos empilhados’ abala governo de Boris Johnson

Redação Publicado em 28/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h08


Primeiro-ministro teria dito que prefere ver ‘corpos empilhados’ a implementar 3º lockdown no Reino Unido.

Diferentes acusações contra o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fizeram o tempo fechar nesta semana em Downing Street, sede do governo, em Londres. As denúncias vão desde suspeitas sobre pagamento irregular de reformas na residência oficial a declarações polêmicas que Johnson teria feito sobre a pandemia.

Segundo fontes, o primeiro-ministro teria dito que preferia ver “corpos empilhados” do que implementar um terceiro lockdown para conter as infecções por Covid-19 no Reino Unido.

Ele negou veementemente ter dito isso, classificando os relatos como “lixo total”.

As declarações vazadas foram publicadas inicialmente pelo jornal Daily Mail, mas depois confirmadas também pela BBC, por meio de mais fontes que estavam presentes na conversa.

A fala teria ocorrido no final de outubro de 2020, em uma reunião fechada, no momento em que o Reino Unido havia acabado de anunciar um segundo lockdown. Meses depois, em janeiro, o governo britânico iniciou um terceiro período de confinamento.

Parlamentares de oposição criticaram fortemente Johnson pela suposta declaração. A parlamentar do Partido Trabalhista Rachel Reeves disse que a fala é de “revirar o estômago” e exigiu que o primeiro-ministro pedisse desculpas.

Mas o governo britânico reagiu negando que a declaração fosse verdadeira.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias