Diário de São Paulo
Siga-nos

Fábio Pagnozzi: Rebeca Andrade, o ouro que mostra que podemos ir além

Dr. Fábio Pagnozzi

Fábio Pagnozzi: Rebeca Andrade, o ouro que mostra que podemos ir além
Fábio Pagnozzi: Rebeca Andrade, o ouro que mostra que podemos ir além

Redação Publicado em 03/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h04


REBECA ANDRADE: O OURO QUE MOSTRA QUE PODEMOS IR ALÉM

Dr. Fábio Pagnozzi

Rebeca Andrade é a primeira a conquistar duas medalhas — prata, no solo, e ouro, no salto sobre o cavalo — na maior competição esportiva do planeta, ao som da música Baile de Favela.

Se não fosse a determinação de Rebeca, o apoio da família e dos seus técnicos, ela não teria chegado tão longe. A mãe, dona Rosa, em entrevista a uma emissora de rádio, revelou que trabalhava como empregada doméstica. Quando as contas da casa apertaram, Rebeca parou de treinar.

Na falta de dinheiro para o ônibus, ela caminhava por duas horas para treinar. Um dos seus seis irmãos conseguiu comprar uma bicicleta e a levava aos treinos. Os técnicos também ajudaram para que Rebeca pudesse se deslocar até o ginásio. A atleta passou por três cirurgias no joelho, mas não se deu por vencida.

A principal reflexão que fazemos baseado no exemplo de Rebeca é que como nação temos muito ainda para crescer, precisamos ter a consciência que a educação atrelada ao esporte é o único caminho para que milhares de crianças possam de fato ter uma oportunidade de vida melhor. Enquanto não tivermos essa consciência, continuaremos aplaudindo alguns casos de superação de longe.

O ouro de Rebeca Andrade mostra que é possível chegar lá, mas cabe a cada um de nós facilitar este caminho para as gerações mais novas.

Dr. Fábio Pagnozzi, advogado Criminalista

Compartilhe  

Tags

últimas notícias