Diário de São Paulo
Siga-nos

“Esforço mútuo”, diz advogado que nega que sofreu plágio de Kassio Nunes

O advogado Saul Tourinho Leal, autor da dissertação da qual o desembargador  e indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes copiou trechos

“Esforço mútuo”, diz advogado que nega que sofreu plágio de Kassio Nunes
“Esforço mútuo”, diz advogado que nega que sofreu plágio de Kassio Nunes

Redação Publicado em 08/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h25


Dissertação apresentada pelo desembargador em 2015 tem os mesmos erros de digitação que texto de autoria de Saul Tourinho Leal

O advogado Saul Tourinho Leal, autor da dissertação da qual o desembargador  e indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes copiou trechos idênticos, disse que as informações reproduzidas pelo futuro integrante da Suprema Corte “são frutos de debates, discussões e troca de informações acadêmicas” e que a conclusão dessas trocas entre os dois poderia ser “utilizado na produção acadêmica de ambos”.

Por meio de nota enviada ao jornal O Estado de São Paulo , Leal negou que tenha sofrido plágio e disse que as dissertações são o resultado de “esforço mútuo dos autores”.

O colega de Nunes ainda escreveu que tem “há anos uma relação acadêmica com o desembargador”. Segundo o advogado, a trajetória profissional e acadêmica de Nunes “é orgulho para os juristas do Piauí, do Nordeste e do Brasil.”

Na dissertação apresentada em 2015 pelo desembargador para a Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal, constam os mesmos erros de digitação do texto de autoria de Leal.

A citação de outros artigos é prática comum no meio acadêmico, desde que seja atribuído crédito ao autor do trecho citado. No caso de Nunes, no entanto, isso não foi feito, o que sugere que ele copiou trechos. A prática configuraria plágio.

Na dissertação, há pelo menos três trechos idênticos a produções autorais de Leal. Todos eles datam de 2011.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias