Diário de São Paulo
Siga-nos

Em seu retorno às quadras, Naomi Osaka estreia com vitória na Tóquio 2020

O roteiro não poderia ter sido melhor para a semana que marca o retorno de Naomi Osaka às quadras de tênis. Depois de entrar para a história do esporte como a

osaka
osaka

Redação Publicado em 25/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h14


O roteiro não poderia ter sido melhor para a semana que marca o retorno de Naomi Osaka às quadras de tênis. Depois de entrar para a história do esporte como a primeira tenista a acender a pira olímpica na cerimônia de abertura da Tóquio 2020, a japonesa estreou com vitória nos Jogos Olímpicos. Jogando em casa, a ex-número 1 do mundo não deu chances para a chinesa Zheng Saisai (#52), com uma vitória por x sets a y, parciais de 6/1 e 6/4.

A última vez que Osaka entrou em uma quadra para um jogo oficial foi em maio, quando decidiu abandonar a disputa do Roland Garros depois de ser multada por se recusar a dar entrevistas coletivas em prol de sua saúde mental. Aos 23 anos, ela chegou a confirmar que convivia com ansiedade e depressão desde que faturou o US Open de 2018. Em sua reestreia nas quadras, já na tarde deste domingo em Tóquio, a vice-líder do ranking mundial justificou o favoritismo jogando em casa.

O jogo

Depois de dois meses fora das quadras, Osaka garantiu o primeiro ponto na Tóquio 2020 logo no primeiro saque. Com um cartão de visita inapelável para a tenista chinesa, Naomi Osaka manteve o ritmo intenso na quadra principal do Parque de Tênis Ariake, sem dar chances para a adversária. Quando Zheng Saisai experimentava pegar de surpresa a japonesa no saque, acabava surpreendida pela devolução de alguém que já indicava que não abriria mão tão fácil da vitória. O primeiro set terminou 6 a 1 para a dona da casa.

No segundo e decisivo set, Osaka confirmou o favoritismo e mostrou ainda mais de seu repertório. Seja no saque ou quebrando o serviço da chinesa, a japonesa distribuiu aces, voleios, smash e outras devoluções que neutralizaram a estratégia da rival. A oponente bem que tentou, resistiu, apertou a diferença e chegou a ser melhor em quatros games, mas não conseguiu barrar o poderio ofensivo do outro lado.

Em tempos de suspensão de público em Tóquio em razão da pandemia, Zheng Saisai certamente sabe que, além de competir, foi quem de mais perto assistiu a uma exibição de gala de uma favorita a medalha olímpica no tênis simples feminino até então. Com parciais de 6/1 e 6/4, Osaka confirmou a vitória por 2 sets a 0 e garantiu vaga na segunda rodada do tênis nas Olimpíadas.

Naomi Osaka estreia com vitória em Tóquio — Foto: Reuters

Naomi Osaka estreia com vitória em Tóquio — Foto: Reuters

Caminho aberto?

Quem também fez a sua estreia nas Olimpíadas foi Ashleigh Barty, que acabou surpreendida pela tenista Sara Sorribes Tormo, da Espanha, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4. Assim, a espanhola interrompe a busca pelo segundo título consecutivo da australiana, que faturou o aberto de Wimbledon no início deste mês. Com a atual número 1 do mundo fora da disputa, Naomi Osaka amplia ainda mais o sonho por um caminho mais longo rumo ao lugar mais alto do pódio no Japão.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias