Diário de São Paulo
Siga-nos

Em meio a crise com Paulo Sousa, presidente da Federação Polonesa convoca reunião de emergência

Escolhido como solução para o Flamengo na temporada 2022, Paulo Sousa tornou-se razão de dor de cabeça para a seleção da Polônia neste fim de ano. Após

Em meio a crise com Paulo Sousa, presidente da Federação Polonesa convoca reunião de emergência
Em meio a crise com Paulo Sousa, presidente da Federação Polonesa convoca reunião de emergência

Redação Publicado em 27/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h36


Cezary Kulesza marca encontro do conselho de forma extraordinária para a próxima quarta-feira, depois de negar rescisão ao técnico da seleção, que está acertado com o Flamengo

Escolhido como solução para o Flamengo na temporada 2022, Paulo Sousa tornou-se razão de dor de cabeça para a seleção da Polônia neste fim de ano. Após recusar o pedido de rescisão amigável por parte do treinador, o presidente da Federação Polonesa de Futebol (PZPN), Cezary Kulesza, convocou uma reunião de emergência do conselho da entidade para a próxima quarta-feira.

Cezary Kulesza é presidente da Federação da Polônia — Foto: Divulgação/Federação Polonesa

Cezary Kulesza é presidente da Federação da Polônia — Foto: Divulgação/Federação Polonesa

Com um acerto com o clube brasileiro, Paulo Sousa causou revolta em Kulesza, que não escondeu sua insatisfação com a intenção do português de deixar o comando da seleção às vésperas da repescagem das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022. No último domingo, ele usou as redes sociais para dizer que recusou a tentativa de Sousa de rescindir o contrato sem multa e chamou o comportamento do treinador de “irresponsável”.

– Hoje fui informado por Paulo Sousa que ele pretendia rescindir o contrato com a Federação Polonesa em comum acordo por causa de uma oferta de outro clube. Este é um comportamento extremamente irresponsável, inconsistente com as declarações anteriores do treinador. Portanto, recusei firmemente – disse Kulesza.

Paulo Sousa comandou a Polônia na Euro 2020 — Foto: Jakub Kaczmarczyk/EFE

Paulo Sousa comandou a Polônia na Euro 2020 — Foto: Jakub Kaczmarczyk/EFE

Apesar do imbróglio entre o técnico português e seus atuais chefes, o Flamengo demonstra tranquilidade na contratação de Paulo Sousa, que terá contrato de dois anos. O treinador assumirá a multa de rescisão contratual com os poloneses e já começará a debater o planejamento do Flamengo 2022 em reunião no próximo dia 29, ainda em Portugal.

A notícia de que Paulo Sousa está acertado com o Flamengo causou duras críticas ao treinador na imprensa local, uma vez que o profissional havia desmentido os primeiros rumores de que estaria negociando com o Flamengo, há algumas semanas – ele também teve nome ligado ao Internacional. Os veículos poloneses tratavam as notícias vindas do Brasil com desconfiança até o último domingo, quando o próprio presidente da federação relatou o pedido de rescisão por parte do português.

Então, ele passou a ser tratado como um “traidor”, uma vez que tinha como grande objetivo levar a Polônia à Copa do Mundo de 2022, e está a “apenas” dois jogos da classificação. Após uma campanha ruim na Euro 2020, Paulo Sousa conseguiu deixar a Polônia no segundo lugar no grupo I – o mesmo da Inglaterra, que ficou com a vaga direta, enquanto os poloneses foram para a repescagem.

Agora, a seleção de Robert Lewandowski, atual melhor jogador do mundo, terá que enfrentar a Rússia na semifinal de uma das chaves que valem vaga no Catar, no dia 24 de março, fora de casa. Se vencer, a Polônia avança para uma decisão em jogo único contra o vencedor do duelo entre Suécia e República Tcheca, no dia 29 do mesmo mês.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias