Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Doença da urina preta’: diagnóstico do caso suspeito em Americana depende de análise em Santa Catarina

A análise dos exames coletados em Americana (SP) para o diagnóstico da mulher de 31 anos com suspeita da "doença da urina preta" depende de um laboratório no

‘Doença da urina preta’: diagnóstico do caso suspeito em Americana depende de análise em Santa Catarina
‘Doença da urina preta’: diagnóstico do caso suspeito em Americana depende de análise em Santa Catarina

Redação Publicado em 26/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h26


Moradora de 31 anos que está internada apresentou sintomas como náusea, vômito, dor e distensão abdominal, além da urina de coloração escura. Caso segue em investigação pela Vigilância Epidemiológica.

A análise dos exames coletados em Americana (SP) para o diagnóstico da mulher de 31 anos com suspeita da “doença da urina preta” depende de um laboratório no estado de Santa Catarina (SC). Segundo a prefeitura informou ao g1 nesta sexta-feira (24), a unidade é referência para a síndrome de Haff, como também é chamada a enfermidade, e não há uma previsão para que o resultado seja divulgado.

Foram colhidos sangue e urina da paciente, que está internada no Hospital da Unimed de Americana. A instituição não deu detalhes sobre a data da hospitalização e do tratamento, disse apenas que o estado de saúde da mulher é estável.

Veja nesta reportagem:

  • Quais sintomas a paciente teve que levaram à suspeita
  • Os cuidados na hora de comprar peixes que podem conter toxina causadora da doença

A “doença da urina preta” já foi confirmada em estados do Norte e Nordeste do Brasil este ano, e já causou mortes. A jovem, no entanto, não tem histórico de viagens antes de apresentar os sintomas. Se o caso for confirmado, será local e o primeiro do estado de São Paulo.

A investigação do caso de Americana está sendo feita pela Vigilância Epidemiológica e foi divulgada na última quarta-feira (22) pela administração municipal. Não há outras suspeitas sendo apuradas na cidade.

Hospital da Unimed, em Americana, é onde a moradora com suspeita da "doença da urina preta" está internada — Foto: Nelson Shiraga

Hospital da Unimed, em Americana, é onde a moradora com suspeita da “doença da urina preta” está internada — Foto: Nelson Shiraga

Sintomas da mulher de 31 anos

Segundo a prefeitura, a paciente apresentou náusea, vômito, dor e distensão abdominal, urina de coloração escura, que estão entre os sintomas mais comuns da síndrome. Veja mais sobre a doença no vídeo no início da reportagem.

A “doença da urina preta” também pode ocasionar a rabdomiólise, uma ruptura de fibras musculares, com início súbito. A pessoa tem rigidez no corpo, dores musculares e alterações de enzimas. Os primeiros sinais e sintomas podem se manifestar nas primeiras 24 horas após o consumo.

Já se sabe que a causa tem relação com a ingestão de uma toxina presente em algumas espécies de peixes e crustáceos – tambaqui, badejo, arabaiana, lagosta, lagostim e camarão, por exemplo.

Estudos preliminares realizados pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA/RS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) apontam que esses animais possam ter se alimentado de algas com certos tipos de toxinas que, consumidas pelo ser humano, provocam os sintomas. A toxina, sem cheiro e sem sabor, surge quando o peixe não é guardado e acondicionado de maneira adequada

Venda de peixes até apresentou queda nos estados com maior incidência da síndrome de Haff — Foto: Marcelo Moreira/Rede Amazônica

Venda de peixes até apresentou queda nos estados com maior incidência da síndrome de Haff — Foto: Marcelo Moreira/Rede Amazônica

Americana informou que, até o momento, não houve um critério específico para alguma ação de Vigilância Sanitária voltada à investigação do caso. A prefeitura disse que aguarda orientações do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

O tratamento da síndrome de Haff inclui a ingestão de líquidos para auxiliar na eliminação da toxina no organismo e também pode haver a necessidade de hemodiálise.

Cuidados na compra de peixes

O portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou neste mês de setembro orientações sobre a compra de peixes e frutos do mar por causa do alto número de casos da “doença da urina preta” no Norte e Nordeste do país.

“Peixes, mariscos e crustáceos comercializados devem conter o selo dos órgãos de inspeção oficiais. Os produtos identificados pelo carimbo de inspeção na rotulagem possibilitam a rastreabilidade de sua origem, o que os torna seguros”, diz a Pasta federal.

Casos da doença foram registrados no país em 2008, depois em 2016 e em 2021. Equipes de epidemiologia do Ministério da Saúde acompanham os registros no Brasil e contam com a cooperação de LFDA e IFSC.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias