Diário de São Paulo
Siga-nos

Diário do Verdão – Análise: na semana do mistério, Palmeiras se atrapalha e Jesus resolve

O clima de mistério sobre a escalação de Gabriel Jesus foi levado ao extremo. Com direito até a escalação com Lucas Barrios no time titular divulgada para a

Diário do Verdão – Análise: na semana do mistério, Palmeiras se atrapalha e Jesus resolve
Diário do Verdão – Análise: na semana do mistério, Palmeiras se atrapalha e Jesus resolve

Redação Publicado em 15/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h27


Verdão vive noite de apagão na defesa e pouca criatividade no ataque. Dúvida desde domingo, atacante aparece como salvador no segundo tempo para empatar o jogo

O clima de mistério sobre a escalação de Gabriel Jesus foi levado ao extremo. Com direito até a escalação com Lucas Barrios no time titular divulgada para a comissão técnica do Flamengo enquanto os palmeirenses faziam o aquecimento em campo. Mas, como tem se tornado rotina, a dúvida só foi desvendada poucos minutos antes do início da partida, e Gabriel Jesus, que teve lesão no último domingo, formou trio ofensivo alviverde ao lado de Dudu e Róger Guedes.

Gabriel Jesus Flamengo Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Gabriel Jesus foi responsável pela expulsão de Márcio Araújo (Foto: Marcos Ribolli)

Artilheiro do Palmeiras em 2016 e titular da seleção brasileira, Jesus é um dos atletas mais badalados da nova geração. E ele mostrou o porquê de tanto esforço da comissão técnica e do departamento médico para colocá-lo em campo contra o Flamengo, no duelo contra o vice-líder do Campeonato Brasileiro.

Após três faltas, o atacante cavou a expulsão de Márcio Araújo, mas, no geral, o primeiro tempo do duelo foi muito travado e com a marcação falando mais alto – foram apenas 20 minutos de bola rolando e 14 faltas no total.

Mais organizado, o Flamengo adiantou a equipe e soube anular uma das principais armas do Palmeiras: a saída de bola com Moisés e Tchê Tchê. Nem a tentativa de Dudu de atuar mais centralizado melhorou a criatividade alviverde. De quebra, explorou a velocidade de Everton e Gabriel e conseguiu assustar o gol de Jailson. A melhor chance, porém, foi com Gabriel Jesus, que roubou a bola de Réver e parou em boa defesa de Muralha.

Na volta do intervalo, o Palmeiras voltou com uma formação que na teoria seria mais ofensiva – Lucas Barrios entrou no lugar do volante Gabriel. Mas ficou na teoria mesmo. Com pouca inspiração e repetição de erros, o Verdão sentiu o nervosismo, principalmente após Alan Patrick abrir o placar. O gol do Flamengo, aliás, foi uma tragédia de todo o sistema defensivo palmeirense.

Aos 16 minutos, Zé Ricardo colocou Alan Patrick na vaga de Gabriel. O Flamengo cobrava um arremesso lateral do lado direito do seu ataque. Foi quando o meia se aproveitou de uma incrível bobeada da defesa palmeirense para aparecer livre e marcar em seu primeiro toque na bola.

Defesa do Palmeiras falha na marcação no lance do gol do Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)

Defesa do Palmeiras falha na marcação no lance do gol do Flamengo (Foto: GloboEsporte.com)

Pressionado, o Verdão viu os rubro-negros fecharem os lados do campo. Até Mina tentou aparecer como elemento surpresa no ataque, pela direita ou até tentando se aproveitar de alguns dos cruzamentos levantados para área carioca.

Em um dia de pouca inspiração criativa, o empate só poderia vir em uma união de duas coisas: a estrela de Jesus e um lance de bola parada. Foi então que Moisés arremessou um lateral para a grande área aos 37 minutos do segundo tempo e Gabriel Jesus aproveitou o rebote para bater rasteiro e vencer Alex Muralha para fazer 1 a 1.

A virada até poderia ter vindo para o time de Cuca – Dudu e Mina tiveram boas chances -, mas o empate foi mais justo ao que apresentaram Palmeiras e Flamengo. Se para quem achava que o duelo seria um tipo de final de campeonato, a igualdade deixou clara que o equilíbrio deve continuar presente até as rodadas finais do Brasileirão.

O Verdão manteve a liderança, mas precisa voltar a apresentar um futebol mais envolvente, principalmente no ataque, para parar de perder chances de disparar na primeira colocação. Por enquanto, pelo menos, as oportunidades desperdiçadas não fizeram falta. E sábado é dia de Dérbi, contra o Corinthians, em Itaquera.

Compartilhe  

últimas notícias