Diário de São Paulo
Siga-nos

De novela: após escândalo de topless, ginasta afasta polêmica na Rio 2016

A sigla MD marca a largada de Marisa Dick para o salto no treino do Parque dos Atletas, é a prova escrita de que realmente a ginasta de 19 anos está na

De novela: após escândalo de topless, ginasta afasta polêmica na Rio 2016
De novela: após escândalo de topless, ginasta afasta polêmica na Rio 2016

Redação Publicado em 31/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h03


Após conquistar vaga em decisão que dividiu Trinidad e Tobago, Marisa Dick diz representar amiga excluída por postar foto sem blusa: “Estou aqui por nós duas”

Marisa Dick no Parque dos Atletas (Foto: Marcos Guerra)Marisa Dick está treinando no Parque dos Atletas para a estreia no Rio (Foto: Marcos Guerra)

A sigla MD marca a largada de Marisa Dick para o salto no treino do Parque dos Atletas, é a prova escrita de que realmente a ginasta de 19 anos está na Olimpíada do Rio de Janeiro. Foi improvável o caminho para a inédita classificação de uma representante de Trinidad e Tobago na modalidade,com direito a escândalo de topless, corte de última hora da compatriota Thema Williams no evento-teste e uma polêmica que dividiu o país caribenho. Um roteiro digno de novela que, ao menos para Marisa, tem um feliz capítulo final nos Jogos.

– Você tem de esquecer (as polêmicas). Muitas coisas estavam nas redes sociais. Eu estava no Canadá, tentava ao máximo ficar fora disso, apenas não olhar o lado negativo e focar no positivo. Significa muito para mim (ser a primeira do país nos Jogos). Ginástica é minha vida. Tomara que haja mais depois de mim, que a ginástica ganhe seu espaço em Trinidad e Tobago – contou Marisa, em entrevista ao GloboEsporte.com.

ginástica artística topless Thema Williams e Marisa Dick (Foto: Reprodução Instagram/Snapchat)Montagem de Thema Williams e foto de Marisa Dick foram pivôs do escândalo do topless em Trinidad e Tobago (Foto: Reprodução Instagram/Snapchat)

O PRIMEIRO CAPÍTULO

O enredo improvável da classificação de Marisa começou no Mundial de Glasgow, na Escócia, no ano passado. A federação local (TTGF) havia determinado que a melhor do país na competição levaria a vaga no evento-teste, competição pré-olímpica. Por quase um ponto de diferença, Thema levou a melhor. Parecia o fim do sonho olímpico de Marisa, mas um escândalo a colocou como titular.

O ESCÂNDALO E A REVIRAVOLTA

ginástica artística Thema Williams e Marisa Dick (Foto: Reprodução Facebook)Thema Williams e Marisa Dick competiram juntas no Mundial de 2015 (Foto: Reprodução Facebook)

Em fevereiro, a TTGF e vários veículos de imprensa de Trinidad e Tobago receberam uma montagem de Thema sem blusa, cobrindo os seios apenas com as mãos. A reação da federação foi colocar Marisa como a ginasta que tentaria a vaga olímpica, só que apenas dois dias depois também se tornou pública uma foto da ginasta de topless. Thema retomou o posto de titular e chegou a viajar ao Rio de Janeiro em abril e até disputou o treino de pódio do dia 15. No mesmo dia, à noite, a federação nacional alegou ter recebido um e-mail do técnico dela, John Geddert, comunicando sobre um desempenho abaixo do esperado devido a uma lesão no tornozelo. Marisa foi acionada às pressas para competir e conseguiu a inédita vaga.

– Foi uma reviravolta de emoções. Depois do Mundial da Escócia, estava com o coração partido, pensando que o meu sonho olímpico tinha acabado. Quando eu recebi a ligação um dia antes de competir, fiquei fazendo as malas e chorando por duas horas. Estava muito animada. As pessoas falavam: “Você está tão nervosa”. Mas tive tempo, o de sair de casa, de entrar no avião e me aquecer para competir. Foi tudo muito rápido. Foi incrível. Muita emoção – recordou Marisa.

A POLÊMICA

A vaga estava nas mãos da ginasta, mas ainda não era certa sua participação na Rio 2016. O país se dividiu com o caso, e uma forte campanha nacional apoiou Thema – seu treinador alegou ter sido mal interpretado sobre as condições da ginasta. A opinião pública encarou as ações como decisões políticas devido à ligação dela com Ricardo Lue Shue, vice-presidente da TTGF – o fato de Marisa morar no Canadá também pesou. Muitas personalidades do país posaram de topless a favor de Thema, mas a Federação Internacional de Ginástica (FIG) não permitiu uma troca de ginastas, já que a vaga de Marisa era nominal. Ela tenta se manter afastada da polêmica e diz representar também a compatriota.

– Estou aqui por nós duas, porque era o sonho das duas. É o que todas as ginastas buscam. Eu represento Thema do mesmo que represento Trindad e Tobado aqui na Olimpíada. Somos amigas. Competimos juntas nos últimos quatro anos. Construímos uma relação. Mesmo depois do evento-teste, saímos no dia seguinte e nos divertimos muito. Somos duas amigas fora da ginástica, com conversar normais – disse Marisa.

ginástica artística postagem apoio Thema Williams (Foto: Reprodução Facebook)Campanha nacional apoiou Thema Williams em Trinidad e Tobago (Foto: Reprodução Facebook)

FINAL FELIZ, PARA MARISA

Marisa Dick no Parque dos Atletas (Foto: Marcos Guerra)Sigla de Marisa Dick na pista de salto do Parque dos Atletas (Foto: Marcos Guerra)

Enquanto Thema ainda briga na justiça de Trinidad e Tobago contra a TTGF – ela pede cerca de R$ 6 milhões por ano -, Marisa está no Rio de Janeiro, pronta para a estreia do seu país na ginástica artística dos Jogos, no dia 7 de agosto. Não tem esperanças de medalha ou mesmo de chegar a uma final, mas espera colocar seu nome no código de pontuação da modalidade apresentando um novo elemento na trave. Para ela, o sonho olímpico enfim virou realidade.

– É o que eu esperava. Fui aos Jogos Pan-Americanos e foi um pequeno aperitivo de como um é uma competição multiesportiva. A ginástica é a mesma, mas é muito emocionante. Tudo é tão grande. Você está cercada pelos melhores atletas de todos os esportes. É incrível.

Compartilhe  

últimas notícias