Diário de São Paulo
Siga-nos

Covas discursa para 700 militantes do PSDB antes de novo tratamento de câncer

Bruno Covas , prefeito de São Paulo , participou de evento para 700 militantes do PSDB na manhã deste sábado antes de uma nova etapa no tratamento que faz

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 15/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 17h06


Por recomendação médica, prefeito da capital paulista, pré-candidato à reeleição, evitou contato próximo com multidão em evento nesta sábado (15)

Bruno Covas , prefeito de São Paulo , participou de evento para 700 militantes do PSDB na manhã deste sábado antes de uma nova etapa no tratamento que faz contra o câncer na cárdia, região entre o estômago e o esôfago, diagnosticado em outubro. Nesta terça, ele será internado para exames que indicarão os próximos passos contra a doença. Segundo ele, não está definida a data de alta. Outros membros da alta cúpula tucana, como o governador João Doria, Geraldo Alckmin e Bruno Araújo, presidente nacional da sigla, não compareceram, mas enviaram vídeos de boas-vindas.

Por recomendação de seus médicos, Covas ficou afastado da multidão que lotou um auditório da Universidade Paulista (Unip) no bairro Paraíso, na zona sul de São Paulo. Durante meia hora, o pré-candidato à reeleição discursou no palco sobre conquistas da sua gestão.

Na frente do palco, foi deixado um vão de mais de um metro para evitar a proximidade com os espectadores.

O apoio dos militantes veio no uso de fitinhas azuis no pulso com os dizeres “Foco, força e fé”, distribuídas na entrada do salão de eventos. Em retribuição, Covas, de longe, tirou uma selfie com o auditório cheio no plano de fundo.

“Esse período difícil da minha vida vai me dar força para fazer mais”, disse, antes da foto.

Pré-campanha pela reeleição

Eventos como esse devem entrar na rotina de pré-campanha pela reeleição, uma forma de substituir reuniões que faria com militantes nos 58 diretórios municipais do partido se não estivesse doente, conta Fernando Alfredo. Seguindo o plano, antes do diagnóstico, Covas já havia visitado 12 locais.

“Minha preocupação é que ele deixe a militância tranquilizada, porque todo mundo está preocupado com a saúde dele”, justifica o presidente do diretório municipal, que antes da participação de Covas discursou à plateia destacando o “novo PSDB”. Foi aplaudido ao enfatizar que é compromisso da sua gestão insistir na expulsão de Aécio Neves do partido.

A defesa de qualidades do PSDB também permearam a fala do prefeito. Ao comentar o plano de desestatização da prefeitura de São Paulo, por exemplo, aproveitou para criticar outros partidos.

“Essa é a nossa maior diferença dessa direita raivosa, que acha que o Estado não tem que fazer nada além de prover segurança”, disse, emendando que acredita no “papel do Robin Hood”, ou seja, o de “cobrar imposto da classe mais rica para dar serviço para a classe mais pobre”.

Piscinões contra alagamentos

Os estragos causados pelas chuvas fortes do começo da semana também foram comentados por Covas. No estado de São Paulo, o número de mortos chega a sete.

Ele atribui o fenômeno ao aquecimento global e à forma com que a cidade de São Paulo se expandiu, “ocupando várzeas de rio e canalizando córregos”. Segundo ele, o trabalho de prevenção da prefeitura deu resultado porque nenhum dos atuais 32 piscinões transbordaram.

“Em 24 horas, a cidade estava devolvida à população sem problema de abastecimento”, afirma. Quando questionado sobre áreas ainda alagadas, respondeu que somente o tempo fará a escoamento completo de alguns lugares.

A promessa é a de que a prefeitura entregue nesta gestão mais cinco piscinões (além de oito já entregues desde o começo do mandato). A verba para essas obras virá de parcerias público-privadas (PPPs) que devem começar em breve. O edital do primeiro lote de piscinões nesses moldes deve ser lançado ainda neste mês, anunciou.

Quem vencer essas PPPs terá de administrar quatro piscinões que já existem e construir os novos cinco. Outra novidade é que a concessão permitirá a construção de imóveis privados em cima da laje dos piscinões. O uso permitido dependerá do zoneamento.

Atualmente, as lajes de piscinões municipais não têm construções particulares. O exemplo mais conhecido de laje usada para construção é o do estádio Pacaembu, que passou recentemente da administração pública para a concessão à iniciativa privada por 35 anos.

IG

Compartilhe  

últimas notícias