Diário de São Paulo
Siga-nos

Câmara de Representantes dos EUA aprova versão atualizada do Nafta

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou uma versão atualizada do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, conhecido como Nafta. Com

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 20/12/2019, às 00h00 - Atualizado às 11h25


A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou uma versão atualizada do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, conhecido como Nafta. Com a aprovação, o presidente Donald Trump avança para conquistar uma das suas principais metas.

O Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA na sigla em inglês) foi assinado em novembro do ano passado para substituir o Nafta, considerado por Trump um dos piores acordos comerciais da história americana. A renegociação era uma das principais promessas de sua campanha.

O novo acordo estabelece regras mais rígidas para exportações de automóveis livres de taxas, incluindo exigências de que a parte maior de peças seja feita na América do Norte e em fábricas que pagam altos salários.

O tratado será submetido a votação no Senado. Caso seja aprovado, entrará em vigor no segundo trimestre de 2020.

O acordo poderá causar grande impacto aos fabricantes japoneses, uma vez que serão forçados a transferir fábricas de produção do México e do Canadá para os Estados Unidos.

*Emissora pública de televisão do Japão

ABr

Compartilhe  

Tags Nafta

últimas notícias