Diário de São Paulo
Siga-nos

AVC pode acontecer em jovens? Saiba como notar os sintomas e sinais da doença

OMS estima que 90% dos casos da doença podem ser evitados com a atenção em algumas manifestações do corpo

AVC
AVC

Redação Publicado em 06/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h32


É comum muitas pessoas associarem causas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) a pessoas idosas ou com algum problema crônico. No entanto, o debate sobre possíveis ocorrências com jovens ganhou força depois que o youtuber Felipe Noronha, 32, foi vítima de doença, mesmo sendo ativo e com estilo de vida saudável.

Diante deste cenário, alguns especialistas apontam que uma das formas de prevenção é estar atento aos sinais da doença, que podem se manifestar de maneira silenciosa como uma dor de cabeça.

Felipe Noronha relatou que, no dia 24 de maio, apresentou sintomas como sudorese intensa durante o repouso, falta de apetite, falha na voz e dormência no corpo. Depois que sentiu uma piora em seu quadro, ele procurou a ajuda médica e foi internado. O youtuber só recebeu alta na última quarta-feira (2).

O caso sofrido pelo jovem traz alguns alertas para sensações sutis como dor de cabeça, tontura e mal-estar, que podem indicar o início de um AVC.

Em entrevista ao jornal g1, o médico neurologista Pedro Oscar Nassif confirmou que pessoas de qualquer idade podem estar propensas ao AVC, inclusive aquelas que estão nos 30 anos, faixa etária de Noronha. O especialista pontua que as causas podem estar ligadas a fatores específicos como genética, inatividade física e hipertensão.

Mas, os riscos também são grandes para pessoas que têm vício em álcool ou tabaco, roncam frequentemente, sofrem de diabetes e problemas cardíacos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, se o paciente sentir perda de equilíbrio e da coordenação motora, ele deve procurar o médico o mais rápido possível, pois esses sinais também indicam o início de um AVC.

Por outro lado, a pasta enfatiza que sensações de náusea, confusão mental, vômitos e perda de consciência podem indicar o desenvolvimento do quadro de um AVC hemorrágico. Outras formas de preveni-lo é o paciente estar atento aos seus comportamentos, especialmente sono excessivo, mudanças nos batimentos cardíacos e na frequência respiratória.

O que é o AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) resulta do rompimento ou obstrução dos vasos que levam sangue ao cérebro. Por efeito, ocorre uma paralisia da área atingida, que sofre com a falta de circulação sanguínea.

Há dois tipos de AVC:

  • Isquêmico: se manifesta quando há obstrução de uma artéria, que impossibilita passagem de oxigênio para células cerebrais.
  • Hemorrágico: surge quando há rompimento de um vaso cerebral.

AOrganização Mundial de Saúde (OMS), estima que 90% dos casos de AVC podem ser evitados ao prestar atenção em fatores como hipertensão, colesterol, peso, problemas cardíacos, diabetes, estresse e depressão. Além disso, a prática frequente de atividades físicas, consumo de alimentos saudáveis e a rejeição de certas drogas como álcool e tabaco contribuem para evitar a doença.

Em qualquer situação, um especialista deve ser procurado imediatamente. Quanto mais rápido o diagnóstico e tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.

Compartilhe  

últimas notícias