Diário de São Paulo
Siga-nos

Hospital de Rio Preto testa nova técnica para tratamento de AVC

O Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), e outros 15 centros médicos do país foram escolhidos para testar a trombectomia, uma nova técnica utilizada

Hospital de Rio Preto testa nova técnica para tratamento de AVC
Hospital de Rio Preto testa nova técnica para tratamento de AVC

Redação Publicado em 05/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 17h34


O Hospital de Base, em São José do Rio Preto (SP), e outros 15 centros médicos do país foram escolhidos para testar a trombectomia, uma nova técnica utilizada no tratamento de AVC (Acidente Vascular Cerebral), segunda causa de morte no Brasil e a que mais interfere na rotina dos pacientes.

Os médicos do HB vão avaliar 690 pacientes submetidos ao procedimento, que consiste em levar um cateter até a circulação do sangue e puxar o coágulo. A ideia é atestar a viabilidade de se realizar a trombectomia na rede pública de saúde, já que o serviço não é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O comerciante João Ronaldo Bonfá de Carvalho, de 29 anos, sofreu um AVC há dois meses e foi levado para o Hospital de Base, onde foi submetido à técnica. O paciente não teve sequelas, e hoje caminha normalmente, mexe os braços e consegue falar sem nenhum problema.

Segundo a neurologista Raquel Idalgo, a rapidez em identificar o problema e o procedimento foram fundamentais para o sucesso do tratamento. “Se não fosse feito a trombectomia, ele poderia evoluir de forma insatisfatória e, às vezes, até culminando de forma letal, ou ele ia ficar muito sequelado, com perda de fala e movimentação no corpo, e se tornaria uma pessoa dependente funcionalmente”, comenta a médica.

Compartilhe  

últimas notícias