Diário de São Paulo
Siga-nos

Atleta do badminton supera crise de ansiedade e volta a sonhar com vaga na Olimpíada de Tóquio

Foram meses de noites mal dormidas e até crise de ansiedade. Mas a espera terminou. Francielton Farias voltou a pisar na quadra do centro de treinamento de

Badminton
Badminton

Redação Publicado em 16/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h31


Longe das quadras, Francielton Farias procurou ajuda especializada ao sentir vazio pela incerteza durante a pandemia: “Não conseguia dormir direito”. Ele retorna a treinar em CT que abrigou hospital para pacientes com Covid-19

Foram meses de noites mal dormidas e até crise de ansiedade. Mas a espera terminou. Francielton Farias voltou a pisar na quadra do centro de treinamento de badminton da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Entre maio de 2020 e janeiro de 2021, o espaço abrigou um hospital de campanha para pacientes com Covid-19. Agora, é no ginásio que o atleta piauiense volta a ter esperança em conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, formando dupla com o irmão Fabrício Farias, Francielton teve dificuldades para lidar com os meses sem treinar em quadra. As atividades de badminton no CT da UFPI foram suspensas em março e só retornaram no começo desta semana. Durante parte desse período, o atleta só fez treinos físicos.

– Foi uma época difícil para mim porque eu tinha uma rotina. Até então, eu tinha que treinar em casa, tinha que adaptar tudo da forma que eu conseguia. Eu estava tendo crise de ansiedade, não conseguia dormir direito – recordou Francielton Farias.

O atleta de 24 anos buscou ajuda especializada para superar o período sem perspectiva de retorno aos treinos, que veio justamente quando ele e os colegas de seleção brasileira faziam uma série de viagens para competições internacionais na corrida pela vaga olímpica.

– Eu ficava naquela incerteza de quando tudo ia voltar, aquela busca vazia. Isso me deixava meio aflito. Mas eu procurei especialistas, acabei indo ao médico. Dei uma melhorada e agora está tudo ok – comemorou o atleta.

Complexo de badminton em Teresina volta a receber atletas após 11 meses

Complexo de badminton em Teresina volta a receber atletas após 11 meses

Sonho olímpico

A luta por uma vaga nos Jogos de Tóquio não é tão simples no badminton. Os brasileiros buscam estar entre os melhores das Américas e fazem contas para conseguirem uma vaga pelo continente. Atualmente, eles estão atrás somente de competidores do Canadá, que podem não levar todas duplas por um limite de participantes imposto a cada país.

Francielton Farias, Jogos Pan-Americanos Lima 2019 — Foto: Abelardo Mendes Júnior

Francielton Farias, Jogos Pan-Americanos Lima 2019 — Foto: Abelardo Mendes Júnior

Duplas brasileiras no ranking mundial de badminton*

  • Duplas masculinas:
    Fabrício e Francielton Farias – 63ª do mundo / 2ª das Américas
  • Duplas mistas:
    Fabrício Farias e Jaqueline Lima – 49ª do mundo / 2ª das Américas
  • Duplas femininas:
    Jaqueline Lima e Sâmia Lima – 49ª do mundo / 3ª das Américas
    *atualizado em 9 de fevereiro de 2021

Francielton Farias ainda sonha com a vaga, apesar de 11 meses sem treinar em quadra. O plano é tentar compensar o tempo perdido da melhor forma possível, sempre mantendo os protocolos de segurança para evitar casos de Covid-19 no CT da UFPI.

Francielton Farias no CT de Badminton da UFPI — Foto: Fábio Lima/ge Piauí

Francielton Farias no CT de Badminton da UFPI — Foto: Fábio Lima/ge Piauí

– A gente estava indo bem até a pandemia acontecer. Mas a gente vai buscar o máximo que puder. E se não der para Tóquio agora, vai dar para Paris – disse o atleta.

Dos atletas das duplas brasileiras, apenas Jaqueline Lima, dona de duas medalhas de bronze no Pan de Lima, em 2019, não retornou para os treinos no CT da UFPI. Ela deu à luz uma menina, em novembro de 2020, e foi liberada para treinos físicos na semana passada.

As atividades foram retomadas na expectativa de que torneios internacionais voltem a ser realizados nas Américas em março e abril. Ainda não há nenhuma competição confirmada.

Francielton Farias, Jogos Pan-Americanos Lima 2019 — Foto: Abelardo Mendes Júnior

Francielton Farias, Jogos Pan-Americanos Lima 2019 — Foto: Abelardo Mendes Júnior

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias