Diário de São Paulo
Siga-nos

Atitude racista? Talitha Morete se pronuncia após ser cobrada por postura preconceituosa no “É De Casa”

Imagem Atitude racista? Talitha Morete se pronuncia após ser cobrada por postura preconceituosa no “É De Casa”

Redação Publicado em 14/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h34


Uma atitude de Talitha Morete no “É De Casa” (Tv Globo) do último sábado (11) chamou a atenção dos telespectadores e internautas que atribuem a atitude da apresentadora ao racismo estrutural.

O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a jornalista e apresentadora Talitha Morete, de 37 anos, pedindo para única convidada negra levantar-se de onde estava para servir as outras pessoas que estavam no estúdio.

Com o constrangimento, o apresentador, Manoel Soares, de 42 anos, interveio na hora: “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar pra quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”. Ele pegou o prato logo na sequência, assumindo a função.

A convidada era Silene, uma doceira da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Ela foi ao programa para contar os segredos de sua receita de cocada.

Talitha contou que conheceu a convidada vendendo cocada em um salão de beleza que frequenta. Assim, decidiu convidá-la para reproduzir a receita no programa.

Após a cena, Talitha começou a ser acusada nas redes sociais de ter praticado racismo estrutural, termo usado para reforçar que existem sociedades estruturadas com base na discriminação, ou seja, atos discriminatórios de certos grupos étnico-raciais enraizados na população.

As redes sociais de Talitha foram invadidas por mensagens de reprovação, somente no Instagram teve mais de 7.000 comentários de reprovação. Nesta terça-feira (14) a apresentadora postou um pedido de desculpa e admitiu o erro.

“Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado eu tenho refletido sobre o ocorrido. Tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso o que posso e devo fazer”, escreveu a apresentadora.

O apresentador, Manoel Soares, que interveio na situação, também comentou na postagem de Talitha: “Acho que o mais importante é Dona Silene estar bem diante de toda essa repercussão. Em segundo lugar, você não deve só entender, mas internalizar a compressão do fato garantindo que isso não se repetirá, nem com você, nem perto de você”.

Manoel Soares se posiciona sobre ato de racismo estrutural de colega/ Foto: Reprodução Instagram

Compartilhe  

últimas notícias