Diário de São Paulo
Siga-nos

Após atraso e reclamações, Ministério da Educação publica resultado do Fies

O Ministério da Educação (MEC) liberou na noite desta quarta-feira (26) os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ). Alunos já podem acessar a

Após atraso e reclamações, Ministério da Educação publica resultado do Fies
Após atraso e reclamações, Ministério da Educação publica resultado do Fies

Redação Publicado em 27/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Estudantes criticaram nas redes sociais a demora para a divulgação dos aprovados, que estava prevista para esta quarta-feira e só saiu à noite

O Ministério da Educação (MEC) liberou na noite desta quarta-feira (26) os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ). Alunos já podem acessar a lista dos aprovados pelo site.

O resultado do Fies estava previsto para ser divulgado ao longo desta quarta-feira, mas a publicação apenas à noite gerou reclamação de estudantes.

O programa concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados. Os alunos só começam a pagar depois que se formam.

O Fies está dividido em duas modalidades. A primeira com juros zero sem fiador para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. A segunda também juros zero, mas com a necessidade de fiador para quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para ter acesso ao financiamento, é preciso ainda tirar pelo menos 450 na prova objetiva e 400 na redação.

Há ainda a opção do P-Fies, que se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

Há, em 2020, 100 mil vagas para o financiamento. No entanto, de acordo com o MEC, esse número pode cair para 54 mil em 2021 e 2022.

A pasta afirmou que a quantidade de vagas poderá ser revista, anualmente, caso haja alteração nos parâmetros econômicos atuais ou nos aportes do ministério.

iG

Compartilhe  

últimas notícias