Diário de São Paulo
Siga-nos

Antes de estreia no UFC, Josi Nunes exalta chance: “Isso aqui é a realização de um sonho”

O Esquadrão Brasileiro no UFC ganha a partir do próximo sábado mais um reforço. Josi Nunes, curitibana de 27 anos, fará sua estreia no maior evento de MMA do

UFC
UFC

Redação Publicado em 15/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h08


Brasileira peso-galo enfrenta a francesa Zarah Fairn no sábado, em Las Vegas. Antes, quase o futebol a escolheu: “Quando comecei a lutar, parei. Tive que escolher entre o futebol e a luta”

O Esquadrão Brasileiro no UFC ganha a partir do próximo sábado mais um reforço. Josi Nunes, curitibana de 27 anos, fará sua estreia no maior evento de MMA do mundo, em card programado para Las Vegas. Ela enfrentará a francesa Zarah Fairn em duelo no peso-galo (até 61kg). Em conversa com o Combate, Josi contou um pouco de sua trajetória de quase oito anos no MMA profissional, chegando ao UFC com um cartel de sete vitórias e uma derrota.

Josi fica entre duas academias hoje: a Astra Fight, em Balneário Camboriú, e a Striker’s House, em Curitiba. Mas antes de chegar à luta, o futebol quase a conquistou.

– (Jogo bem) desde criança, da época do colégio. Quando comecei a lutar, parei. Tive que escolher entre o futebol e a luta. Fazia uma coisa ou outra, as duas não rola. E escolhi a luta (…). Ela mexe com várias emoções, com a superação. Tem dias que você não está bem, e a gente se prova todos os dias. Ainda mais a mulher, a gente está ganhando espaço, mas temos que provar mil vezes que a gente pode.

Às vésperas de faz sua estreia no Ultimate, em sua primeira luta longe do Brasil, ela comemora o fato de ter mantido o próprio sonho de pé, mesmo com as dificuldades naturais do caminho.

– Sinto felicidade e gratidão. Todo mundo pode chegar lá, até as pessoas mais humildes, é só sonhar. Isso aqui é a realização de um sonho.

Josi, que mora em Fazenda Rio Grande, município do Paraná que fica a 30 quilômetros da capital Curitiba, gasta 1h30 para ir treinar na Striker’s no dia a dia. Por lá, permanece o dia inteiro entre os treinos e as aulas que dá. Na volta, mais uma 1h30 de ônibus para voltar para casa.

– Para me manter, dou aulas de muay thai. Para treinar, eu tinha que dar aulas. Antes dava aula na minha região também, na Fazenda Rio Grande. Hoje dou aula só na Striker’s, mas antigamente voltava de lá e ainda dava aula na Fazenda Rio Grande à noite (…). Sabia que se trabalhasse (fora) não ia conseguir render em treino, mas antes disso, de me tornar profissional, fiz de tudo: fui garçonete, segurança, fiz serviços gerais, fiz de tudo.

E para quem nunca viu Josi lutar, como se apresentar? A própria lutadora descreveu como esperar sua atuação no cage.

– Meu estilo de luta é mais agressivo, na trocação. Também estou preparada nas outras áreas, mas o meu estilo é mais trocação mesmo.

A vida profissional de Josi no MMA foi construída até aqui com lutas no Sul do país. Das sete vitórias, seis foram por nocaute. A última delas foi em novembro de 2020, quando nocauteou Quezia Zbonik no segundo round. Logo depois da virada do ano, veio o contrato com o UFC, que nem mesmo ela esperava.

– Já venho de bastante vitórias por nocaute, e até essa última luta não esperava assinar com o UFC, veio como uma surpresa mesmo.

Apesar da inexperiência no UFC, Josi tem ao seu lado uma antiga adversária que hoje é sua companheira. Em 2013, ainda em sua segunda luta no MMA, Josi teve sua única derrota para Taila Santos, número 13 do peso-mosca no UFC. Agora elas treinam juntas na Astra Fight Team.

– O meu manager, Marcelo Brigadeiro, é treinador da Taila na Astra, e a gente desde 2019 está fazendo um intercâmbio para eu treinar em Curitiba e com ela (em Balneário). Foi aí que a gente começou a treinar juntas. Hoje em dia acho que é legal, acho da hora, já fomos adversárias, mas hoje somos parceiras de treino.

Sobre a adversária francesa, que tem duas derrotas em duas lutas no UFC – contra Megan Anderson e Felicia Spencer -, Josi vê semelhanças no jogo.

– Sei que ela é trocadora também. Não a menosprezo, ela só lutou com atletas duras. E acho que vai ser um bom combate, vai ser uma boa luta. É meio parecido (o jogo), mas acho que acabo sendo um pouco mais agressiva.

Combate transmite o UFC Whittaker x Gastelum ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h45 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo; o site acompanha o evento em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC Whittaker x Gastelum
17 de abril de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Kelvin Gastelum
Peso-leve: Jeremy Stephens x Drakkar Klose
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Chase Sherman
Peso-médio: Abdul Razak Alhassan x Jacob Malkoun
Peso-leve: Luis Peña x Alexander Muñoz

CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Tracy Cortez x Justine Kish
Peso-pesado: Alexandr Romanov x Juan Espino
Peso-palha: Jessica Penne x Lupita Godinez
Peso-médio: Bartosz Fabinski x Gerald Meerschaert
Peso-leve: Austin Hubbard x Dakota Bush
Peso-galo: Zarah Fairn dos Santos x Josiane Nunes
Peso-galo: Tony Gravely x Anthony Birchak

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias