Notícia boa!

SP: paciente com câncer há 13 anos é curado após 1 mês em novo estudo

O publicitário se recuperou em um hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS)

Paciente com câncer há 13 anos tem remissão completa em SP após 1 mês em novo estudo - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 29/05/2023, às 15h05

Um paciente em tratamento de câncer há 13 anos teve remissão completa da doença em um mês após ser submetido a uma nova terapia celular em São Paulo. A técnica é considerada revolucionária no combate ao câncer e está sendo utilizada em poucos países.

Paulo Peregrino, um publicitário de 61 anos, foi um dos 14 pacientes tratados com o CAR-T Cell, um protocolo da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto.

De acordo com o G1, até agora, 14 pacientes foram tratados com esse protocolo, com verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os pacientes tratados tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores.

Paulo se recuperou em um hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o objetivo da iniciativa. O paciente começou o tratamento em abril, e em maio já teve remissão do linfoma.

Ele teve alta do Hospital das Clínicas no último domingo (28), após ficar internado no Centro de Terapia Celular. Paulo descobriu a doença em 2013 após ir ao hospital por conta de uma infecção.

Exames mostram antes e depois de câncer de paciente; à direita, imagem mostra remissão da doença / Imagem: reprodução g1

Ao longo dos anos, o homem achou em pesquisas o tratamento CAR-T Cell e o médico Vanderson Rocha. Anos mais tarde, após as autorizações devidas e o tratamento feito, os dois celebraram a vitória. 

"Foi uma resposta muito rápida e com tanto tumor. Fico até emocionado [ao ver as duas ressonâncias de Paulo]. Fiquei muito surpreso de ver a resposta, porque a gente tem que esperar pelo menos um mês depois da infusão da célula. Quando a gente viu, todo mundo vibrou. Coloquei no grupo de professores titulares da USP e todo mundo impressionado de ver a resposta que ele teve", disse ao G1 Vanderson Rocha, professor de hematologia, hemoterapia e terapia celular da Faculdade de Medicina da USP, e coordenador nacional de terapia celular da rede D’Or. 

INSTITUTO BUTANTAN Paciente com câncer há 13 anos tem remissão completa em SP Universidade de São Paulo (USP) Hemocentro de Ribeirão Preto

Leia também