Saúde

Mais médicos: governo anuncia 10 mil vagas; veja como participar

O interessados tem até o dia 27 de junho para a inscrição

Mais médicos: governo anuncia 10 mil vagas; veja como participar - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 20/06/2023, às 10h15

O Ministério da Saúde lançou o edital do programa Mais Médicos, na última segunda-feira (19), com mais 10 mil novas vagas na modalidade de coparticipação de estados e municípios. Os médicos brasileiros formados no Brasil seguem sendo priorizados na seleção. Confira o edital aqui.

De acordo com a pasta, todos os 5.570 municípios brasileiros poderão solicitar novas vagas até o dia 27 de junho. A expectativa, ainda conforme a Pasta, é ter mais 15 mil novas vagas até o fim de 2023 - totalizando 28 mil novos médicos.

Vale citar que as cidades com maior vulnerabilidade social vão ser priorizadas, "garantir o acesso à saúde para a população em regiões de difícil provimento e fixação de profissionais".

O que é a coparticipação de estados e municípios?

Na coparticipação, o Ministério da Saúde desconta do repasse do piso de Atenção Primária à Saúde o valor de custeio mensal da bolsa-formação dos médicos. Os gestores locais são responsáveis pelo pagamento do auxílio moradia e alimentação. As demais despesas do programa ficam a cargo do órgão público.

Todas as 5.570 cidades do país poderão participar do programa, contudo, a adesão e o número de vagas seguem critérios com base no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além disso, conforme o Ministério, o gestor municipal deve priorizar a alocação de médicos em equipes de atenção básica estejam sem médico ou que atendam populações que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para inscrever-se no Mais Médicos basta acessar os editais disponíveis, como o citado no início da matéria, e preencher os dados no portal do governo aqui.

Mais médicos Ministério da Saúde ministra da Saúde Nísia Trindade governo anuncia 10 mil vagas Diário Oficial da União (DOU) como participar do Mais Médicos

Leia também