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O verdadeiro carisma

O Judaísmo ensina que o caminho para o carisma genuíno é Beanava

O Judaísmo ensina que o caminho para o carisma genuíno é Beanava - Imagem: Freepik

Rav Sany Sonnenreich Publicado em 14/11/2022, às 11h00 - Atualizado às 12h41

Uma estrela de cinema entra na festa arrogante e de cabeça erguida. Sua postura grita: "Eu sou ótimo e todos nós sabemos disso". A sala está em silêncio com admiração.

Carisma!

O judaísmo chama isso de carisma falsificado.

A estrela de cinema é totalmente dependente de fatores externos sobre os quais não tem controle. Sem os fãs adoráveis, ele não tem nada.

O Judaísmo ensina que o caminho para o carisma genuíno é Beanava (“com humildade”).

Mas será que a humildade realmente gera carisma?

Não costumamos imaginar a pessoa humilde como mansa, curvada e quase imperceptível?

Vamos definir nossos termos. A humildade não é um complexo de inferioridade ou falta de auto-estima. Humildade significa "viver com a realidade de que nada importa, exceto fazer a coisa certa". A pessoa humilde é totalmente dedicada à busca da verdade. E como sua autoestima não depende da aprovação dos outros, ele pode escolher a coisa certa mesmo quando não é popular ou politicamente correto.

Uma pessoa arrogante, por outro lado, está principalmente preocupada com seu próprio ego, seu próprio orgulho, seu próprio dinheiro. Então, mesmo que ele pareça amigável e charmoso, ele está realmente manipulando as coisas para atender às suas necessidades egoístas.

• "Arrogância" = eu sou tudo o que conta.

• "Humildade" = O que é maior do que eu conta.

Apesar de seu exterior suave, a pessoa arrogante é, ironicamente, contida e inibida de expressar seu verdadeiro eu. Como ele pode "ser ele mesmo" quando está constantemente preocupado com sua aparência aos olhos dos outros?

Humildade é liberdade. Quando você se preocupa apenas com a verdade e vive de acordo com ela, fica livre para se expressar da maneira mais genuína e desinibida. Sua beleza natural brilha. Isso é carisma de verdade!

A Torá nos diz que a pessoa mais humilde de todos os tempos, Moisés, foi não por coincidência, também a mais carismática. Como o maior educador e professor de Torá da história, Moisés tinha uma confiança tranquila na justiça de sua causa. Ele não podia ser abalado por rebeldes ou reclamações. E foi isso que lhe rendeu o maior respeito.

Com tal autoconfiança genuína, a pessoa humilde transcendeu a mesquinhez mundana deste mundo. Ele não tem que responder a todos os insultos. Ele pode superar os argumentos.

Ele conhece seu lugar e ajuda os outros a encontrar seu lugar também. Ele faz com que todos se sintam importantes. Porque para a pessoa humilde, se os outros se sobressaem, não há inveja ou risco de crise de ego.

Como a humildade se baseia na busca da verdade, ela alimenta a necessidade humana básica de significado.

Vemos que as pessoas estão em busca de sentido na vida. Quase todo mundo quer ajudar os necessitados, os pobres, os famintos e os sem-teto. E muitas pessoas escolhem carreiras de "ajuda" como assistência médica e serviço social. O dinheiro por si só não é prazer suficiente para acompanhar uma pessoa por toda a vida.

Infelizmente, muitas vezes somos desviados pelas questões mundanas da vida cotidiana. Em meio a todos os recados, whatsapps reuniões e e-mails, perdemos clareza sobre o que é realmente significativo.

Uma maneira de se concentrar é perguntar a si mesmo: "Para que estou vivendo? Estou comendo para viver ou vivendo para comer? Trabalho para viver ou vivo para trabalhar?"

Todos os dias você tem que refazer essas perguntas. Isso ajudará a manter seu trabalho, relacionamentos e objetivos gerais em evidência.

Então, para que você está vivendo?

Pesquise.

Veja se o seu "objetivo de vida" é realmente significativo ou apenas uma noção abstrata.

Se você ouvir uma voz dizer: "Não há um propósito objetivo real na vida", verifique se isso é verdade antes de admitir. Não desista tão rápido. Não caia na armadilha junto com os cínicos. O significado é vital demais para ser ignorado. Assim como comida e água, sua saúde depende disso.

Fazer a coisa certa é muitas vezes difícil, porque nem sempre percebemos isso como uma grande fonte de prazer.

Se você pensar bem, verá que não há prazer maior.

Experimente!

HUMILDADE judaísmo Torá Rabino Sany Sonnenreich

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