Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Como sacudir a poeira e encontrar significado em seu relacionamento com o judaísmo!

Relacionamento judaico. - Imagem: Freepik
Relacionamento judaico. - Imagem: Freepik
Rav Sany Sonnenreich

por Rav Sany Sonnenreich

Publicado em 07/11/2022, às 09h07


Recentemente um aluno me escreveu frustrado por ainda não ter encontrado a alegriae a profundidade do Judaísmo, e pedia-me conselhos para encontrar a conexão espiritual que ela tanto desejava. Infelizmente ele não está sozinho em sua frustração, e eu gostaria que houvesse mais pessoas como ele que estivessem abertas para explorar sua herança judaicae reconsiderar o judaísmo com mais carinho e atenção.

Então decidi compartilhar com vocês queridos leitores alguns conselhos de como você sacode a poeira de seu relacionamento moribundo com o judaísmo e injeta vida nele?

Aqui estão 5 caminhos possíveis:

-Encontre o Significado-

Crie uma conexão com algo que você pessoalmente considera significativo no Judaísmo. Talvez seja um livro pioneiro que transmite sabedoria judaica relevante que realmente fala com você. Mergulhe em várias fontes judaicas que abordam uma questão que você sempre teve. Aprenda sobre a história judaica e descubra como a história do povo judeu é única, as chances insanas de nossa sobrevivência e o impacto que causamos no mundo. O significado que você busca está lá, você só precisa fazer algumas escavações para encontrá-lo!

-Descubra a alegria-

Não deixe o Judaísmo ser entediante. Torne-o divertido, alegre e convidativo. Cantar! Comer! Dançar! Traga-o à vida!

Promova (ou seja convidado para) uma animada refeição de Shabat, com convidados, conversas instigantes, lechaim's e cânticos. Em nossos centros jovens do Olami Makom Jardins- Moema promovemos muitas vivencias entre elas refeições mágicas de Shabat.

Quando foi a última vez que você cantou com seus filhos?

Faça alguns preparativos para uma das festas judaicas que se aproxima não importa qual época do ano, se for Sucot vá para a Sucá, em Purim fantasia-se, em Pessach torne seu seder  mais envolvente. Agora no século 21 aproveite todo esse mar de tecnologia a nossa disposição e conecte-se à Internet siga-nos no Youtube ou Instagram By Rav Sany para fazer um curso, motivar-se com nossos videos ou aprender mais sobre figuras judaicas interessantes. Se for jovem procure um de nossos programas e Visite Israel. Crie sua própria arte judaica, comece a dançar Jewish music, dance em uma Hachnasat Sefer Torá (uma celebração de dedicação de um novo pergaminho da Torá), leve sua família para a cozinha preparando novas receitas típicas judaicas, seja voluntário em algum projeto social.

Eu sei que você entendeu a ideia.

-Aceite um desafio judaico-

Nos preocupamos com as coisas em que investimos. Você conhece os clichês: vem fácil, vai fácil. Nada se consegue sem trabalho. A Mishná em Pirkei Avot na Ética dos Pais coloca desta forma:

Lefum Tsáara Agrá - “De acordo com o esforço está a recompensa".

Quando foi a última vez que você se esforçou em seu judaísmo?

Assuma algo que exija algum trabalho real (não um desafio hercúleo, mas algo que o tire de sua zona de conforto) e observe o que acontece: Você investirá mais e começará a se importar mais.

Alguns exemplos aleatórios: Aprenda hebraico, vá a uma aula de Torá ou aprenda com um parceiro de estudo uma vez por semana sobre um tópico e assunto que lhe interessa, vá à sinagoga no Shabat (encontre uma que tenha um minyan explicativo, alegre e alternativo) envolva-se em uma causa judaica em que você acredita, aprenda como defender o povo judeu nas redes sociais!

-Tome uma atitude-

O judaísmo não é um esporte para espectadores. Você precisa sair das arquibancadas e entrar no campo de jogo para compreender, apreciar e experimentar  a doçura da vida e a prática judaicas.

Os judeus são viciados em aprender, mas o aprendizado é para ser colocado em ação. Aprender sobre a profundidade e a beleza do Shabat é maravilhoso, mas você nunca vai realmente entendê-lo, a menos que  experimente.

-Compartilhar-

Nós naturalmente compartilhamos o que amamos, contamos aos nossos amigos sobre um ótimo filme para ver ou recomendamos um livro, um restaurante bom e contamos uma piada engraçada...

Compartilhe o que você ama no Judaísmo. Escolha um amigo e compartilhe um pedaço da sabedoria judaica que você achou particularmente fascinante, fale com ele sobre um livro agradável, uma experiência espiritual significativa, não guarde isso para si mesmo. Se você o achou valioso, é provável que seus amigos e familiares também o façam. A Satisfação extra de compartilhar é que  faz com que você entenda e aprecie ainda mais.

Esses cinco conselhos irão ajudar todos aqueles que buscam uma conexão maior com a nossa essência. A síntese desses pontos também são enfatizadas nas palavras do autor do livro chassidico Tania:

O sentimento de proximidade a D’us provoca uma enorme alegria no coração do homem. A honra e a glória Divina preenchem todo o universo, e onde Ele, bendito seja, estiver há força e alegria!"

Finalizo com a seguinte e fundamental orientação que iluminará seu caminho. Se você quer ter alegria verdadeira e eu sei que quer, a receita é plantar em seu coração Emuná Fé em D’us, pois ele esta sempre perto de você, dentro de você e te acompanhando em todos os lugares vivencie essa fé abraçando o judaísmo e sinta a presença Dele recorrentemente.

Sorria com Alegria

Rav Sany

Compartilhe  

últimas notícias