PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Operação Centro-Limpo: ações especiais de zeladoria e iluminação revitalizam região central de SP

Ações de limpeza contemplam varrição, pinturas de guias, higienização de lixeiras; Pontos icônicos como Theatro Municipal e Praça da Sé contam com iluminação modernizada

Ações de limpeza contemplam varrição, pinturas de guias, higienização de lixeiras; Pontos icônicos como Theatro Municipal e Praça da Sé contam com iluminação modernizada - Foto: Paulo Guereta/Secom

Vitória Tedeschi Publicado em 26/06/2024, às 10h00

A fim de revitalizar o centro de São Paulo, ações especiais de zeladoria e iluminação estão sendo realizadas desde o ano passado. A Operação é realizada no Centro Velho e Centro Novo, contemplando locais como o Triângulo Histórico, Campos Elíseos, Santa Ifigênia e República. Além de intensificar as ações de zeladoria com coleta de resíduos e conscientização, também ocorre forte fiscalização para a diminuição de descartes irregulares.

A ação contempla quilômetros de varrição mecanizada, limpeza de bocas de lobo e bueiros, pinturas de guias, higienização de lixeiras e lavagem das ruas, além da remoção de faixas e propagandas irregulares. O principal objetivo da operação é reduzir e eliminar todos os resíduos sólidos que são descartados nas ruas da região. 

Contando também com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), o projeto é mais uma forma de mostrar para a Cidade de São Paulo que é possível manter o Centro limpo e aconchegante. A execução da Operação Centro-Limpo demonstra o compromisso da administração municipal em manter a cidade limpa e organizada. No entanto, é importante lembrar que a limpeza da cidade é uma responsabilidade de todos.

Assim, é fundamental que cada cidadão tenha consciência da importância de manter a cidade limpa. Isso significa descartar o lixo corretamente, evitar depredações e denunciar atos de vandalismo. Com a colaboração de todos é possível transformar não apenas o centro de São Paulo, mas toda a cidade em um local mais limpo e sustentável para se viver.

Iluminação

Pontos icônicos do Centro de São Paulo, como a Praça da Sé, o Theatro Municipal e o Mercadão, agora brilham com uma iluminação modernizada. O novo projeto luminotécnico, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, eleva significativamente o nível de luminosidade ao redor dessas construções emblemáticas, realçando suas belezas arquitetônicas e tornando a região mais atraente e segura.

Além disso, a administração municipal está revitalizando postes ornamentais no Centro Histórico, restaurando 1.900 estruturas com técnicas detalhadas e tecnologia avançada em 3D.

Com o objetivo de garantir uma cidade cada vez melhor iluminada, a gestão municipal tem promovido várias melhorias, incluindo a substituição de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, a recapagem de postes de concreto e a transição para lâmpadas de LED.

Recentemente, foram instaladas luminárias com módulos de LED, o que não só melhora a eficiência energética, mas também aumenta a luminosidade geral e facilita a manutenção dos equipamentos.

Essas atualizações proporcionam benefícios significativos, como maior eficiência energética, aumento da segurança e da sensação de conforto nas áreas circundantes. A Praça da Sé, o Theatro Municipal e o Mercado Municipal foram especialmente beneficiados por essa nova iluminação, que destaca ainda mais suas características arquitetônicas únicas e melhora a experiência de moradores e visitantes no Centro de São Paulo.

Somente na Praça da Sé foram implementados 114 novos refletores de LED de alta potência, além da recuperação de 11 postes ornamentais. A catedral recebeu refletores de LED. O Theatro Municipal também passou por uma valorização luminotécnica, recebendo novas luminárias de LED mais potentes e modernas em comparação às tradicionais, substituindo as antigas de vapor de sódio.

Já o Mercado Municipal de São Paulo teve sua iluminação superior realçada, com o aprimoramento e substituição de refletores de vapor de sódio por LED.

Os esforços de restauração dos postes ornamentais concentram-se em locais estratégicos, como as praças da Sé, Ramos de Azevedo, Júlio de Mesquita, Clóvis Beviláqua e João Mendes, nas avenidas São João e Ipiranga, e nas ruas Libero Badaró, Onze de Agosto e Anita Garibaldi.

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

theatro municipal MERCADÃO PRAÇA DA SÉ Prefeitura de São Paulo Centro de São Paulo Guarda Civil Metropolitana (GCM) Mercado Municipal de São Paulo Triângulo Histórico centro limpo

Leia também