Politíca

Lula propõe medidas para aliviar pressão financeira nas prefeituras

Lula fez os anúncios durante a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Lula propõe medidas para aliviar pressão financeira nas prefeituras - Imagem: reprodução/Instagram@lulaoficial

Lillia Soares Publicado em 21/05/2024, às 15h22

Nesta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma série de medidas destinadas a aliviar as dificuldades fiscais enfrentadas pelas prefeituras do país. Entre as ações estão a manutenção da alíquota previdenciária sobre a folha de pagamento dos municípios em 8%, novas regras para o financiamento de dívidas e precatórios, e a facilitação de acordos para transferências de recursos da União.

Conforme informa o portal Agência Brasil, Lula fez os anúncios durante a 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Conhecida como Marcha dos Prefeitos, o evento reúne gestores municipais na capital federal para apresentar suas demandas ao governo.

Para o presidente, as reivindicações dos prefeitos são legítimas e merecem atenção, e o governo federal se compromete a atendê-las dentro das possibilidades.

No ano seguinte, está todo mundo aqui outra vez, com outra pauta de reivindicação. E outra vez, a gente senta, a gente conversar. É assim que esse país vai ser daqui para frente: republicano, respeitoso, com harmonia entre os entes federados."

Lula também destacou a importância da civilidade durante as eleições deste ano: "Não permitam que as eleições deste final de ano façam com que vocês percam a civilidade. Este país está precisando de civilidade, de harmonia, esse país está precisando muito mais de compreensão”, disse ele aos prefeitos.

O presidente estava acompanhado de uma comitiva de ministros. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, também participaram do evento.

FOLHA DE PAGAMENTO PREFEITURAS PREFEITOS GOVERNO FEDERAL CAPITAL GESTORES Aliviar medidas fiscais presidente Luiz Inácio Lula da Silva 5ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios,

Leia também