VENEZUELA

Brasileiros na Venezuela recebem alerta do Itamaraty

O Itamaraty emite alerta para brasileiros na Venezuela devido a turbulência política após reeleição de Nicolás Maduro

Palácio Itamaraty - Imagem: Reprodução / Google Street View

Sabrina Oliveira Publicado em 30/07/2024, às 12h32

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu um alerta de segurança nesta segunda-feira (29), direcionado a brasileiros que estão na Venezuela ou que planejam viajar para o país. O comunicado vem em resposta à crescente instabilidade em Caracas, após a reeleição de Nicolás Maduro para um terceiro mandato.

Após o anúncio de sua vitória nas eleições presidenciais de domingo (28), Maduro viu a capital venezuelana ser tomada por protestos, com manifestantes exigindo a divulgação completa das contagens de votos e contestando a legitimidade do processo eleitoral. A oposição e vários setores da comunidade internacional questionam a veracidade dos resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que indicaram 51,21% dos votos a favor de Maduro contra 44% para o principal rival, Edmundo González.

O Itamaraty, visando garantir a segurança de seus cidadãos, orienta que brasileiros residindo na Venezuela ou em trânsito pelo país evitem áreas de aglomeração e se mantenham informados sobre a situação local. O alerta destaca a importância de estar atento às atualizações da Embaixada do Brasil em Caracas, que está monitorando a situação de perto. Em caso de emergência, os brasileiros podem contatar o plantão consular pelo número +58 414-3723337 (também disponível no WhatsApp) ou o plantão consular geral do Ministério das Relações Exteriores no Brasil pelo +55 (61) 98260-0610.

A tensão na Venezuela aumentou ainda mais após o governo local decidir expulsar diplomatas de diversos países, incluindo Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que expressaram dúvidas sobre a integridade das eleições.

Venezuela Nicolás Maduro brasil BRASILEIROS ITAMARATY

Leia também