Saúde

SP: Teste do Pezinho detecta até 50 doenças em bebês e serve de alerta para a população

Até abril, 34.487 crianças fizeram o teste na rede municipal, segundo a pasta

O Teste do Pezinho é importante para detectar precocemente doenças em bebês - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 06/06/2023, às 10h47

A Secretaria Municipal de Saúde celebra nesta terça-feira (6) o Dia Municipal e Nacional do Teste do Pezinho, em meio a campanha Junho Lilás.

A iniciativa faz um alerta para a importância deste exame que ajuda a detectar precocemente doenças em recém-nascidos.

Desde dezembro de 2020, a Prefeitura de São Paulo vem ampliando de forma gradativa o diagnóstico para doenças e hoje já pode abranger a detecção de 50 doenças na Rede municipal de Saúde.

Em um comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que, além do teste do teste do pezinho ampliado, garante também o acesso a exames confirmatórios e agendamento de consulta com especialistas, a fim de assegurar a linha de cuidado para cada doença.

Segundo a pasta, até abril, 34.487 crianças fizeram o teste na rede municipal. Durante todo o ano de 2022 e 2021, foram triadas 104.550 e 123.356 crianças, respectivamente.

Para todos os recém-nascidos na rede municipal de saúde, ocorre um exame que detecta 27 doenças. Nos bebês sintomáticos ou internados em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal é feito o teste ampliado para 50 doenças.

"O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno às crianças são fundamentais e estão garantidos por meio do teste do pezinho ampliado, promovendo a saúde da criança e da família por extensão", explica o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O que é o Teste do Pezinho, afinal?

O exame é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida das crianças desde os primeiros momentos da vida, sendo uma das principais maneiras de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas, endócrinas e infecciosas, de forma precoce. Por isso, é necessária a sua realização antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas, para que o tratamento ocorra em tempo oportuno.

A Prefeitura de São Paulo mantém uma parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), que oferece serviços de laboratório e triagem neonatal para as crianças que nascem nas maternidades da rede municipal da capital paulista, e é responsável também pela capacitação e sensibilização contínua de todos os profissionais de saúde, monitoramento da qualidade e quantidade das amostras coletadas nos equipamentos, realização dos exames coletados, confirmação diagnóstica e pela busca ativa de responsáveis por crianças para as quais há necessidade de novos exames.

Doenças triadas no teste do pezinho ampliado oferecido pela SMS:

Seis doenças do Programa Nacional de Triagem Neonatal:

Oferecidas a todos os recém-nascidos:

Oferecidas aos recém-nascidos sintomáticos ou internados em UTI neonatal:

Saúde BEBÊ CRIANÇA DOENÇA UTI TESTE DO PEZINHO São Paulo Prefeitura de São Paulo Junho Lilás

Leia também