Vínculo empregatício

INÉDITO: profissionais do sexo terão carteira assinada em SP

O acordo foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT)

INÉDITO: profissionais do sexo terão carteira assinada em SP - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 21/07/2023, às 11h31

Uma operação conjunta entre órgãos públicos, no mês de junho, resultou pela primeira vez no Brasil em um acordo de reconhecimento do vínculo empregatício e carteira assinada para profissionais do sexo da cidade de Itapira (SP).

De acordo com o Metrópoles, o ocordo foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego com uma boate na cidade do interior de São Paulo.

O MPT-15 informou ao G1, que foi celebrado um acordo para que o empregador realizasse o registro das profissionais do sexo em carteira de trabalho. A cidade fica a 165 km da capital paulista.

Foi celebrado Termo de Ajustamento de Conduta com estabelecimento de Itapira (SP) que se comprometeu a realizar o registro em carteira de trabalho de profissionais do sexo", diz nota.

O estabelecimento foi alvo de uma fiscalização conjunta em junho. Na ocasião, segundo o MPT, “não foram identificadas situações de exploração sexual, tráfico de pessoas e trabalho escravo”, e o dono do local concordou em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para registrar as garotas de programa.

Foi a primeira vez que uma fiscalização trabalhista conseguiu efetivar o vínculo empregatício de pessoas que atuam com prostituição, segundo o MPT. Vale citar que, a atividade de “profissional do sexo” está listada na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) desde 2015.
vínculo empregatício profissionais do sexo terão carteira assinada em SP Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) Ministério Público do Trabalho (MPT) profissionais do sexo

Leia também