Luto

O que acontece após a morte da Rainha? Veja lista de acontecimentos obrigatórios no país

London Bridge: o protocolo deve ser seguido durante os próximos 10 dias

O que acontece agora com a morte da Rainha Elizabeth II; entenda a operação 'London Bridge' - Imagem: reprodução Instagram @london

Vitória Tedeschi Publicado em 08/09/2022, às 15h11

Com a morte da Rainha Elizabeth II aos 96 anos, nesta quinta-feira (8), é colocado em prática a "Operação London Bridge" (Ponte de Londres), que define exatamente o que deve acontecer nos próximos 10 dias, desde onde seu caixão ficará até os compromissos da primeira semana de Charles, sendo o sucessor do trono.

A saúde da Rainha já estava fragilizada, e por isso, a Família Real já se preparava para a sucessão do trono. Com isso, o roteiro da Operação detalha as ações a serem tomadas em minutos, horas e dias após o falecimento.

Em 2007, o jornal 'The Guardian' publicou alguns trechos - provavelmente houve mudanças, visto que esse plano é revisto pelo menos duas vezes por ano por funcionários do governo e do palácio, pela polícia, pelo exército e pelas emissoras de TV.

Para entender a que se refere o plano em questão, primeiro é preciso saber que o dia da morte da rainha é conhecido como o 'Dia D', já os próximos dias são referidos como 'Dia D' mais o número de dias que se passaram desde a sua morte. Ou seja, as ações definidas para o 'Dia D', já estão em andamento.

Assim, confira o que, de acordo com o que se sabe desse roteiro, ocorrerá nos próximos dias:

Dia D

Dia D+1

Dia D+2

Dia D+3

Dia D+4

Dia D+5

Dia D+6

Dia D+7

Dia D+8 e +9

Dia D+10

RAINHA ELIZABETH II MORRE Família Real urgente London Bridge

Leia também