Convocação

Tite faz última convocação antes da copa e deixa craques de fora; confira lista

O comandante da seleção brasileira divulgou a lista nesta sexta-feira (9) em coletiva

Tite convocou a seleção brasileira na manhã desta sexta-feira (9) - Imagem: reprodução/Twitter @zlatansincero

Thais Bueno Publicado em 09/09/2022, às 14h11

Na manhã desta sexta-feira (9), o técnico Tite realizou a última convocação antes da tão esperada lista para a Copa do Mundo do Catar.

A 72 dias da competição, o comandante da seleção brasileira chamou 26 jogadores para participarem dos últimos amistosos pré-copa, contra Tunísia e Gana.

Roberto Firmino, atacante do Liverpool, voltou a ser chamado por Tite. Além dele, outros dois nomes retornaram à lista: Pedro e Everton Ribeiro, ambos do Flamengo, também estarão com a seleção nos amistosos preparatórios. 

Craques que estiveram presentes na Copa do Mundo de 2018 como Philippe Coutinho e Gabriel Jesus (mesmo em boa fase no Arsenal) ficaram de fora da convocação.

Na parte defensiva, Tite resolveu dar chances à dois zagueiros, pela primeira vez: Ibañez, da Roma, e Bremmer, da Juventus, fazem parte da lista. Ambos brigam pela quarta vaga na zaga brasileira e para estarem no Catar no final do ano.

Na lateral, o destaque é curioso: o treinador chamou apenas um lateral direito - Danilo, da Juventus. Do lado esquerdo, Alex Telles, do Sevilla, e Alex Sandro, também da Juve, foram os escolhidos por Tite.

Um dos nomes que Adenor convocaria para aquele setor do campo seria Guilherme Arana, lateral esquerdo do Atlético Mineiro; porém, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho na partida do Brasileirão, contra o Red Bull Bragantino, no meio de semana, e ficará afastado dos gramados por um longo período.

"Que fique uma mensagem clara a todos: façam os seus melhores. Estejam nos seus mais altos níveis em seus clubes. Dessa forma teremos o melhor senso de justiça na convocação final", afirmou Tite.

No entanto, a lista para a Copa do Mundo de 2022 ainda não está completa. Pedro, por exemplo, estava disputando vaga com Richarlison e Matheus Cunha nesta convocação. Coutinho concorre com Everton Ribeiro e por aí vai. Segundo o treinador da seleção canarinha, o sarrafo está cada vez mais alto. 

"Não posso fechar possibilidade de um grande atleta surgir. O sarrafo está cada vez mais alto. Concorram de forma leal. Daqui a pouco pode surgir um jogador jogando muito bem."

Confira aqui a convocação completa: 

GOLEIROS: 

ZAGUEIROS:

LATERAIS: 

MEIAS:

ATACANTES: 

O Brasil entra em campo dia 23 de setembro, contra a Tunísia, às 15h30. Após isso, enfrenta a Tunísia em 27 de setembro. Ambos os amistosos ocorrerão na França

Seleção Brasileira brasil CONVOCAÇÃO TUNÍSIA COPA DO MUNDO Tite AMISTOSOS Gana

Leia também