Governo Federal

"Responsabilidade fiscal é compromisso" diz Lula em meio a discordâncias com o BC

A afirmação foi dita durante o anúncio do Plano Safra

A afirmação foi dita durante o anúncio do Plano Safra - Imagem: Reprodução / X / @BlogdoNoblat

Gabriela Thier Publicado em 03/07/2024, às 18h11

Em meio a um quadro de recentes aumentos no dólar, discussões entre o Governo Federal e o Banco Central (BC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou durante o anúncio do Plano Safra da agricultura familiar nesta quarta-feira (3) que “responsabilidade fiscal é compromisso” em seu governo.

"Aqui, nesse governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário. A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso desse governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca", afirmou Lula.

Declarações do presidente que criticaram o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e a alta do dólar, que ficou em crescente constante até a última terça (2) causaram tumulto no mercado financeiro, fazendo com que Lula e Haddad fossem questionados sobre a situação do mercado mesmo que esse não fosse  foco do evento.

Ao serem questionados sobre o dólar, Lula respondeu que estava falando sobre “arroz e feijão” enquanto o ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou que "O câmbio vai acomodar. (Com) Tudo que nós estamos fazendo e entregando, e os compromissos do presidente".

Lula Haddad GOVERNO FEDERAL PLANO SAFRA

Leia também