Dívidas

Desenrola Pequenos Negócios: saiba as principais informações do programa

O novo programa consiste na renegociação de dívidas pendentes nas pequenas empresas

Desenrola Pequenos Negócios: saiba as principais informações do programa - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 19/06/2024, às 15h54

O Ministério da Fazenda divulgou nesta quarta-feira (19) que a nova ação do "Desenrola Pequenos Negócios", registrou pelo menos 1,25 bilhões de valores renegociados até o dia 12 de junho.

No total foram cerca de 30,6 mil clientes que fizeram parte deste programa com pelo menos 39 mil contratos renegociados. Os números foram coletados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), segundo o portal G1.

Este programa além de contar com as principais instituições financeiras do país como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Mercantil do Brasil, também é voltado para que empresas de pequeno porte possam negociar dívidas pendentes, assim podendo superar dificuldades suas financeiras. 

Tire as principais dúvidas sobre o ‘Desenrola Pequenos Negócios’:

Todos os que se encaixarem como microempreendedores individuais (MEIs), as microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP), que tenham um faturamento anual de até R$4,8 milhões.

Dívidas que estejam em atraso há mais de 90 dias, contando a partir do último dia 22 de abril, quando foi lançado o programa. Duas ou mais dívidas podem ser renegociadas simultaneamente.

Não há limite para o valor da dívida a ser renegociada, assim como também não tem por máximo de atraso. 

É necessário inicialmente que as empresas interessadas na renegociação entrem em contato diretamente com os bancos ou outras instituições financeiras em que as dívidas foram feitas.

Segundo o governo, cada instituição vai oferecer suas próprias condições para a renegociação, que podem incluir descontos, prazos mais longos ou menores taxas de juros, por exemplo.

O ministro Márcio França assegura que, com as condições oferecidas pelas instituições, os valores das dívidas devem ter reduções entre 40% e 90%.

bancos dívidas PEQUENAS EMPRESAS desenrola MEIS Desenrola Pequenos Negócios

Leia também