#CompreVinhoGaucho

Como ajudar o RS? Conheça a campanha que incentiva compra do vinho gaúcho

O Complexo Econômico da Uva e Derivados é um componente crucial da economia gaúcha, representando cerca de 2% do PIB do estado

Como ajudar o RS? Conheça a campanha que incentiva compra do vinho gaúcho - Foto: Divulgação/Circle Lab

Vitória Tedeschi Publicado em 20/05/2024, às 14h46

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lançou, nesta segunda-feira (20), uma campanha integrada de apoio aos produtores de vinho, suco de uva e derivados da região. Esta iniciativa surge em um momento crítico, enquanto o estado ainda sofre com as consequências devastadoras das fortes chuvas deste mês, que resultaram em 157 mortes e deixaram milhares de pessoas desabrigadas.

A campanha une cerca de 100 empresas associadas, representadas pela União Brasileira De Vitivinicultura (Uvibra), Associação Gaúcha De Vinicultores (AGAVI) e Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). Além disso, a Associação da Comissão Interestadual da Uva (ACIU), que inclui 23 sindicatos e mais de 10 mil produtores de uva, também participa da ação.

Como parte da iniciativa, será implementado um selo especial para destacar os produtos gaúchos nas gôndolas de lojas e supermercados. Inicialmente, serão distribuídas 500 mil unidades desses selos. Paralelamente, uma campanha digital será lançada utilizando as hashtags #CompreVinhoGaucho e #AjudeRS, visando aumentar a visibilidade e o consumo dos vinhos regionais.

“Ainda estamos vivendo as consequências da catástrofe, e muitos produtores foram fortemente impactados. Além de continuar com o acolhimento a todos os que foram atingidos, para que haja reconstrução precisamos movimentar a economia. E valorizar os produtos gaúchos também é uma das formas de prestar esse apoio”, declarou Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS.

A região da Serra Gaúcha, uma das mais afetadas, viu vinhedos serem alagados e deslizamentos de terra destruírem videiras. Dados preliminares da Emater/RS-ASCAR indicam que pelo menos 500 hectares de vinhedos foram destruídos, representando cerca de 2% dos 44 mil hectares ativos no estado.

Além das perdas nas plantações, as empresas de logística também sofreram prejuízos significativos, com estoques danificados em áreas alagadas. A dificuldade de escoamento da produção é outro desafio, uma vez que o aeroporto de Porto Alegre está inoperante e há bloqueios em diversas estradas. Esses fatores também afetam o turismo, um setor vital para a região.

O Complexo Econômico da Uva e Derivados é um componente crucial da economia gaúcha, representando cerca de 2% do PIB do estado. Composto por 550 vinícolas e cooperativas, o setor enfrenta um desafio significativo para se recuperar e continuar contribuindo para a economia local.

PORTO ALEGRE RIO GRANDE DO SUL vinhos Complexo Econômico da Uva e Derivados vinho gaúcho Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) Serra Gaúcha vinhedos Emater/RS-ASCAR

Leia também